A Equatorial Piauí anunciou nesta quinta-feira (18) o início da ampliação da Subestação Oeiras, um projeto que contará com um investimento de aproximadamente R$ 7,8 milhões. A obra beneficiará 12 municípios e mais de 80 mil pessoas na região do Vale do Canindé. A subestação, com carga de 69/13,8 KV, terá sua potência praticamente dobrada e contará com tecnologia avançada para um fornecimento elétrico mais robusto e contínuo.

Essa modernização incluirá sistemas de automação e controle, permitindo intervenções à distância e rápidas manobras de apoio em caso de interrupções. Isso possibilitará a transferência de cargas entre subestações de regiões próximas, reduzindo significativamente o tempo para a normalização do serviço. A entrega dessa ampliação está prevista para março de 2025, visando melhorar a qualidade do serviço elétrico na região.

O presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, explicou que a subestação será 100% automatizada e controlada remotamente, aumentando a confiabilidade e eficiência. Soares mencionou que a Equatorial já investiu mais de R$ 3 bilhões no estado e continuará investindo, especialmente na região Sul, que demanda muitos recursos.

“Hoje é um dia importante. Estamos aqui em Oeiras e estamos anunciando o início de uma obra muito importante para toda a região. São doze municípios. Esta subestação de energia vai ser praticamente duplicada e toda modernizada. Vamos conseguir ter o dobro da capacidade de atendimento para uma região tão importante como a de Oeiras, que cresce bastante. Vamos melhorar a qualidade e teremos mais energia, com potencial de crescimento nos próximos anos. Estamos praticamente modernizando 100% da subestação, com equipamentos de alta tecnologia, a subestação é 100% automatizada. Ou seja, controlamos a subestação pelo centro de operações que fica em Teresina, que controla todas as subestações do estado. Isso facilita, no caso de um problema, o restabelecimento de forma mais rápida, com comunicação em tempo real. Podemos fazer remanejamento de carga e isso traz confiabilidade para o cliente e uma maior força da energia local. Quero reforçar que o grupo Equatorial chegou ao estado e completou 5 anos de gestão no final do ano passado. Estamos no nosso sexto ano de atuação e já fizemos mais de três bilhões de reais em investimentos. Foram investimentos em praticamente todas as regiões do estado e acontecerão muitos mais nos próximos anos. Citaria aqui um grande investimento que vai ser feito na região de Paulistana e outros investimentos em Curimatá, na região sul. Sabemos que essa é uma região que cresce muito no estado, demanda uma quantidade grande de investimentos e vamos fazer muitos investimentos nos próximos anos nessa região”, anunciou o presidente da Equatorial Piauí.

Hélio Martins, empresário do setor comercial de Oeiras, destacou a importância da qualidade da energia para o crescimento dos investimentos. Ele relatou que desde que a Equatorial assumiu a distribuição de energia seus investimentos cresceram mais de 80%. O empresário acredita que a ampliação da subestação é fundamental para o desenvolvimento da cidade e região, beneficiando empresários com melhor infraestrutura para novos negócios.

“E assim, eu sou uma pessoa do setor que sou prova viva do valor que é a qualidade de energia. Porque quando fiz meu investimento em 1998, senti na pele a falta de estrutura básica para a gente crescer e evoluir no nosso setor. Passei 20 anos na antiga fornecedora de energia. Agora, após seis anos que a Equatorial toma conta, fiz um crescimento de mais de oitenta por cento dos meus investimentos. Isso é que faz o engrandecimento da nossa cidade, não só da cidade como de toda a região do Vale do Canindé. Com a ampliação dessa subestação, temos uma cidade mais rica. Mais rica porque nós como empresários teremos um valor muito mais significativo para implementar estrutura, fomentar novas indústrias, novos comércios e assim por diante”, destacou o empresário.

O prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, enfatizou a importância da nova subestação de energia para diversos segmentos, incluindo o público e a saúde. Ele destacou que a subestação, que atenderá Oeiras e mais onze municípios, é crucial para o desenvolvimento. Zé Raimundo reforçou a parceria com a Equatorial e a importância do investimento para a cidade e seus habitantes.

“Importante é todos os segmentos, inclusive o segmento público, que termina não perdendo também equipamentos preciosos, principalmente na área de saúde. Não tenha dúvida, a gente aguarda com muita expectativa a subestação de Oeiras, que há muitos anos estava sobrecarregada, então vai atender essa demanda não só de Oeiras, mas de onze municípios, com investimento de 7,8 milhões de reais. Sinto muito que estou saindo do mandato e não vou poder contemplar essas garantias para toda nossa população, mas enfim, é uma parceira importantíssima. A Equatorial chegou num momento oportuno no estado do Piauí e conseguiu isso na cidade de Oeiras. É uma parceira da gestão do município e também para aquelas pessoas que querem investir na cidade de Oeiras, não só no segmento imobiliário, mas no segmento comercial e industrial. Então friso e reitero a importância desta obra na cidade de Oeiras, abrangendo oitenta mil habitantes. É de grande valia”, enfatizou o prefeito.

O secretário de Estado do Turismo, José Neto, falou sobre os benefícios do aumento da capacidade energética para o turismo e a economia local. Ele afirmou que a nova subestação beneficiará oitenta mil consumidores em doze municípios. Neto destacou a importância de Oeiras como destino turístico e como o aumento da capacidade energética impulsionará a indústria, comércio e turismo, melhorando a qualidade da energia e beneficiando toda a cadeia produtiva relacionada ao setor.

“O aumento da capacidade energética nessa região vai beneficiar, como o presidente já falou, oitenta mil consumidores, que estão aqui nessa região, nesses doze municípios em Oeiras, é significativo. Vim hoje a Oeiras porque é a antiga capital do Piauí, tem vocação turística, atrai milhares de visitantes todos os anos, seja no fim de ano, como na época da Semana Santa. O turismo religioso aqui é muito forte. Oeiras também tem grandes eventos durante todo o ano. Então, esse aumento de carga impulsiona o turismo, a indústria, o comércio e o consumidor que vai ter uma qualidade melhor da energia, com mais força, mais carga e mais capacidade. Então, toda a cadeia produtiva ligada ao turismo será beneficiada. Hoje viemos conferir de perto e parabenizar Oeiras e a Equatorial por este investimento”, abordou o secretário.

Os municípios beneficiados são: Oeiras, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Ipiranga do Piauí, Novo Oriente, Santa Cruz, Santa Rosa, Santo Inácio, São Francisco, São João da Varjota, Tanque do Piauí e Wall Ferraz. Além de melhorar o fornecimento de energia para os clientes residenciais, o projeto contribuirá para o crescimento do comércio, indústrias e a fomentação de eventos culturais e turismo na região.