O Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD) ingressou com representação eleitoral contra o prefeito do município de João Costa, José Neto de Oliveira , o Zé Neto (PSB), por prática de abuso de poder político. A denúncia foi protocolada na última quarta-feira (10) e tramita na 20ª Zona Eleitoral de São João do Piauí.

Segundo a representação, o prefeito está liberando o uso de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em propriedades particulares, com intuito de angariar votos.

Foto: Reprodução/Instagram
Prefeito Zé Neto, do município de João Costa

Além do maquinário, o diretório do PSD alega que a prefeitura está cedendo seus funcionários para operar esses veículos em propriedades privadas.

“Considerando estarmos em período de pré-campanha eleitoral, a conduta é vedada e configura abuso de poder político, uma vez que o pré-candidato, ora representado, está se utilizando de bens públicos para desequilibrar o pleito eleitoral a seu favor, em troca de votos”, consta na representação.

Vídeo

O vereador João do Elvídio (PSD) foi até uma dessas propriedades particulares e gravou um vídeo do uso de um trator do município. Munido dessas imagens, ele registou Boletim de Ocorrência, denunciando o prefeito. Veja o vídeo:

Diante disso, o diretório do PSD pediu que a Justiça conceda liminar, determinando que o prefeito Zé Neto suspenda imediatamente o uso de maquinário público em propriedade particular e que se abstenha de utilizar qualquer bem do município que não seja em favor do interesse público. Também foi pedida a aplicação de multa ao gestor em valor que pode variar entre cinco e cem mil UFIR (Unidade Fiscal de Referência).

Outro lado

O GP1 tentou contato com o prefeito Zé Neto na manhã desta sexta-feira (12), mas o gestor não atendeu às ligações. O espaço está aberto para esclarecimentos.