Durante operação deflagrada nesta quinta-feira (11), a Polícia Civil do Piauí , por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico ( Denarc ), realizou a prisão de um indivíduo de 23 anos, identificado como Alexandre Carvalho dos Santos, na zona norte de Teresina. Ele, que já era procurado pelas autoridades policiais, é membro da facção criminosa Bonde dos 40 , e está jurado de morte pela facção rival, o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, os policiais já tentaram dar cumprimento ao mandado de busca e apreensão no endereço de Alexandre diversas vezes. Mesmo assim, durante todas essas tentativas, o indivíduo conseguia se evadir do local, impossibilitando sua captura. Entretanto, com apoio de Forças de Segurança como a Guarda Civil Municipal, a operação deflagrada nesta quinta-feira (11) conseguiu capturá-lo na região da Santa Maria da Codipi, onde ele é acusado de exercer vasta influência sobre o tráfico de drogas.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
DENARC

“Realizamos a prisão de um indivíduo que era muito procurado pela polícia, embora não tivesse mandado de prisão, mas há muito tempo era investigado, sempre que a polícia dava cumprimento a um mandado de busca no seu endereço ele conseguia se evadir. Essa já era a terceira ou quarta tentativa de se cumprir um mandado de busca no endereço dele, que é o indivíduo de nome Alexandre, que trafica drogas na região da Santa Maria da Codipi, e hoje nós conseguimos fazer a prisão, a equipe deu cumprimento a esse mandado de busca, ele ainda tentou se evadir, mas conseguimos contê-lo”, afirmou o delegado Samuel Silveira.

Diante de seu envolvimento com organização criminosa, Alexandre acabou gerando algumas desavenças, e por isso, atualmente está jurado de morte por seus rivais. “Eu citei o Alexandre pela importância dele na atuação criminosa naquela região, sempre de uma maneira violenta, vinculada a organização criminosa Bonde dos 40 e que, inclusive, é o que nos chega a informação, está jurado de morte pela facção rival”, frisou o delegado.

Apreensão de pasta base avaliada em R$ 1,5 milhão

Durante essa mesma operação, os policiais efetuaram a apreensão de pasta base de cocaína no bairro Matadouro, também na zona norte da capital piauiense. Ao todo, foram contabilizados 24 quilos de entorpecentes, avaliados em mais de R$ 1,5 milhão. A ação também contou com o apoio dado Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal de Teresina.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Pasta base de cocaína

Além disso, nove pessoas foram presas durante a ação, que também percorreu as ruas do Residencial Pedro Balzi, zona sudeste da capital.