O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante viagem pela Caravana Federativa em Teresina, nesta sexta-feira (21), garantiu ao governador Rafael Fonteles total apoio ao projeto Intermodal do Piauí, que visa navegação do Rio Parnaíba até ao Porto de Luís Correia para o escoamento de produtos do estado destinados para exportação.
Em seu discurso, o presidente destacou a importância do potencial do estado e se comprometeu a ajudar a viabilizar esse projeto, ressaltando que o estado tem um governador comprometido com ações viáveis e que vão contar com recursos para sua realização.
“Quando a gente encontra um governador, que quer apresentar um projeto factível, tem viabilidade, não há como a gente não batalhar para encontrar recursos para o projeto ser viabilizado. Quero aqui dizer ao povo do meu Piauí e ao meu governador [Rafael Fonteles], esteja certo que vamos contribuir para você ter seu porto e fazer o Rio Parnaíba ser navegável para transportar a riqueza desse estado. Acho que o Piauí está pronto isso e o Piauí está pronto para outra revolução, que é a da transição energética do mundo. Não vamos decepcionar o estado do Piauí, você sabe que fazer as coisas do Piauí significa gratidão e eu tenho gratidão pelo povo do Piauí”, pontuou Lula.
O projeto denominado Intermodal do Vale do Parnaíba integra hidrovia, rodovia e ferrovia. A ideia é considerada o grande plano de logística do Estado, a ser executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Para o Intermodal do Vale do Parnaíba e outros projetos, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 27 milhões em estudos detalhados para comprovar a viabilidade econômica, ambiental e de engenharia.