O Ministério Público do Estado do Piauí , por meio do promotor João Malato Neto , da 14ª Promotoria de Justiça de Teresina, denunciou Mateus Henrique Vieira da Silva, José Darlan Nascimento Sousa e Moisés Marques de Sousa pelos crimes de homicídio qualificado contra Francisco Eduardo Guimarães Santos e sua filha, Ana Heloise Ferreira Guimarães , de apenas 4 anos. Além disso, os três foram denunciados também por corrupção de menor de 18 anos e posse de arma de fogo.

Francisco Eduardo, apontado como membro da facção Bonde dos 40, foi morto no dia 11 de abril de 2024 por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo a investigação inicial do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa ( DHPP ). O DHPP informou que dois suspeitos já tinham sido identificados como possíveis autores do crime e que Francisco Eduardo respondia a processos por tráfico de drogas e assalto.

Foto: Reprodução/WhatsApp
Francisco Eduardo Guimarães Santos e sua filha, Ana Heloise Ferreira Guimarães

Mateus Henrique Vieira da Silva foi preso na madrugada do sábado, 13 de abril, pelo Departamento de Capturas (Decap) com apoio do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do 13º Distrito Policial. Além dele, três adolescentes foram apreendidos por suspeita de envolvimento no duplo homicídio.

Entenda o caso

Criminosos armados invadiram uma residência e mataram uma criança de 4 anos, identificada como Ana Heloise Ferreira Guimarães, e seu pai, Francisco Eduardo Guimarães Santos. O duplo homicídio ocorreu na noite da quinta-feira, 11 de abril, no Parque Vitória, zona sul de Teresina.

As vítimas estavam em casa, quando os autores do crime chegaram ao imóvel à procura de Francisco Eduardo, que estava com a filha no momento em que tiveram início os primeiros disparos, que acabaram atingindo também a criança. Francisco Eduardo foi assassinado dentro do banheiro de sua casa e a filha na cama.

Ana Heloise ainda foi socorrida por familiares, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. O pai, Francisco Eduardo, morreu na hora.