A pesquisa do Instituto GP1 para a Prefeitura de Teresina continua repercutindo entre os nomes que postulam o cargo nestas eleições. Em conversa com o GP1 , nesta terça-feira (28), o professor Tonny Kerley , que está na corrida majoritária pelo partido Novo, disse que os números revelam que ele está se consolidando em terceiro lugar justamente pelo fato de os eleitores estarem mostrando que não querem mais políticos tradicionais em postos de comando.
O professor seguiu fazendo projeções futuras e afirmou que ainda acredita que no decorrer da campanha, ele conseguirá alcançar o segundo lugar e se cacifar, de fato, para o processo eleitoral em dois turnos.
“Temos visto pesquisas que colocam Sílvio à frente e outras que colocam o Fábio. Qual delas estão corretas fica difícil de saber. Mas uma observação em comum a algumas delas é que hoje acreditamos que já somos o terceiro pelo sentimento que temos percebido nas ruas em meio à população. Estamos consolidando essa colocação até a convenção e acreditamos que durante a campanha, seremos o segundo colocado e iremos para o segundo turno, a partir de um sentimento do teresinense que é livre e quer uma mudança verdadeiramente nova, que foge a esses políticos tradicionais”, declarou Kerley.
A pesquisa
O GP1 divulgou, nesta terça-feira (28), mais uma pesquisa do Instituto GP1, que sondou as intenções de voto para prefeito de Teresina. O pré-candidato Sílvio Mendes (União Brasil) lidera em ambos os cenários – estimulada e espontânea, mas aparece tecnicamente empatado com Fábio Novo, considerando a margem de erro.
No cenário estimulado, Sílvio Mendes lidera com 40,67%, seguido por Fábio Novo, com 35,75%. Há um empate técnico entre os dois pré-candidatos, considerando a margem de erro do levantamento, que é de 2,83%.
João Vicente Claudino aparece em terceiro lugar, com 3,58%; depois vem Dr. Pessoa, com 2,67%; Professor Tonny Kerley com 1,25%; Lourdes Melo com 1,17%; Geraldo Carvalho com 0,92%; Francinaldo Leão com 0,75%; Telsírio Alencar com 0,25% e Santiago Belizário com 0,17%. Os que não opinaram ou que não souberam responder somaram 6,50%. Já os que disseram que não escolheriam ninguém ou votariam branco ou nulo foram 6,32%.
Já na espontânea, Sílvio Mendes e Fábio Novo também aparecem tecnicamente empatados, com uma diferença de somente um ponto percentual. Sílvio lidera com 22,25% e Fábio Novo figura com 21,25%.
Dr. Pessoa vem em terceiro, com 1,67%; seguido por Professor Tonny Kerley, com 0,58%; João Vicente Claudino com 0,50%; Jeová Alencar com 0,42%; Wellington Dias com 0,25%; e Bárbara do Firmino com 0,17%. Francinaldo Leão, Telsírio Alencar, Teresa Britto, Kléber, Rafael e Geraldo Carvalho aparecem, cada um, com 0,08%. Os que não responderam ou que não souberam opinar foram 49,76%. Já os que disseram que não escolheriam ninguém ou votariam branco, ou nulo, somaram 2,67%.