A capital do Piauí vai ser o centro das discussões sobre a crise climática, suas consequências e a necessidade de adaptação, além dos desafios que essa nova realidade tem imposto às cidades brasileiras nos próximos três dias. O evento é organizado pela Agenda Teresina 2030, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – SEMPLAN, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAM.
Os encontros ocorrerão entre os dias 27 e 29 de maio, no SESC Cajuína. As programações começam a partir das 9h da manhã. A conferência conta com a participação de especialistas, autoridades governamentais, instituições financeiras e universidades, além de sediar o 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste e a reunião regional do Fórum CB27, que reúne secretários de Meio Ambiente do Nordeste.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa , vai marcar presença na abertura, que contará com a palestra Magna ministrada pelo vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, e pelo ex-secretário de Clima de Niterói, no Rio de Janeiro, Luciano Paez, com o tema “Oportunidades de Ação integrada de Biodiversidade e Clima nos Governos Locais do Nordeste”, será um dos pontos altos, destacando as ações necessárias para a sustentabilidade urbana. Outra seção importante vai abordar “Instrumentos de Financiamento para Biodiversidade e Ação Climática Local”, oferecendo insights sobre como projetos sustentáveis podem ser financiados.
Além disso, estarão em discussão durante os três dias de evento, temas como: “Da COP 16 à COP 30: O Cumprimento das metas globais de Biodiversidade e Clima nas Cidades Nordestinas”; “Conjuntura Atual e Abordagens Inovadoras do Mercado de Carbono”; “Justiça Climática: O Desafio da Adaptação em Territórios Vulneráveis “; “Biodiversidade em Foco – Desafios diferentes, ações conjuntas”; “Outros mecanismos espaciais eficazes de conservação (OMECs): Estratégias e diretrizes de implementação”.
O ClimaTHE24 – 2ª Conferência do Clima de Teresina será um marco na mobilização da ação climática local, destacando a necessidade de uma resposta imediata e coordenada à crise climática. Neste contexto, o evento traz o tema “A cidade que eu quero é verde” e propõe que Teresina abrace o movimento de rearborização e, assim, consiga frear o avanço das ilhas de calor.
Para guiar esse trabalho, a cidade já possui o Plano Municipal de Arborização Urbana, construído pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.