O ministro da Previdência Carlos Lupi assinou, na manhã desta sexta-feira (17), um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Previdência Social e a Câmara de Teresina para a instalação de um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O novo ponto ficará localizado na própria Casa Legislativa teresinense, na Avenida Marechal Castelo Branco, número 625.
“Quero levar a Previdência em todos os municípios desse estado. A fila está diminuindo e quero até o final do ano baixar o tempo de espera da fila para 30 dias, ou seja, toda vez que a pessoa entrar com solicitação, no mês seguinte já tem uma resposta. É um esforço, porque todo mês entra mais de um milhão de pessoas entram com novos pedidos. Estamos trabalhando para sermos mais eficientes, para colocar mais convênios, mais postos em Câmaras de vereadores como estamos fazendo agora”, disse Carlos Lupi após assinar o acordo.
Com o encaminhamento para formalização do Acordo de Cooperação Técnica, os mais de 860 mil cidadãos teresinenses poderão ter acesso facilitado aos serviços da autarquia federal, como os de abertura de solicitação para aposentadoria, pensão e auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de consultar e atualizar dados nos sistemas, como o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Ao todo, a cidade de Teresina conta com seis postos do INSS, sendo um na Avenida João XXIII, um na Rua David Caldas, uma na Rua Areolino de Abreu, um na Rua Sete de Setembro, um na Rua Porto e um outro na Rua Primeiro de Maio.
A criação de mais um posto deve desafogar a fila de pessoas que pretendem receber algum benefício concedido através da instituição.