Tomou posse, na noite desta sexta-feira (10), mais uma integrante do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a desembargadora Fátima Leite . A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça, em Teresina.
Com 43 anos na magistratura piauiense, a desembargadora foi alçada ao cargo pelo critério de antiguidade. “Eu me sinto muito honrada e acho que o que me levou a isso foi o principal: perseverança, certeza de que iria conseguir chegar a este posto, por tudo o que fiz. Era um sonho, que hoje está sendo realizado”, afirmou a magistrada.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida , ressaltou que a posse de Fátima Leite representa um marco para o Judiciário Piauiense, em um contexto onde as mulheres estão conseguindo mais acesso aos espaços de poder.
“Ser juiz não é fácil, e ser juíza em uma sociedade machista como a nossa, imagine o que essa nossa juíza não enfrentou. Hoje, ela chega ao tribunal e nós estamos muito felizes, é um novo momento, eu diria que vai simbolizar essa mudança pela qual passa a nossa sociedade, mudança para melhor, com a sociedade cobrando a participação da mulher em mais espaços. A doutora Maria do Rosário chega e eu espero que dê a sua contribuição”, enfatizou o presidente da Corte.
Fátima Leite foi eleita desembargadora junto com os magistrados Dioclécio Sousa e José Vidal de Freitas Filho, eleitos pelo critério de merecimento; e o desembargador Antônio Nollêto, pelo critério de antiguidade.
Currículo
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) no ano de 1976, Fátima Leite ingressou como juíza no Tribunal de Justiça do Piauí em 1980, após ser aprovada em concurso público. Antes, chegou a ser aprovada em concurso para promotora de Justiça do Ministério Público do Piauí.
Passou pelas comarcas de Picos, Pio IX, Corrente, Gilbués, Parnaguá, Curimatá, Porto, Luzilândia, Parnaíba, Luiz Correia, São João do Piauí, Paulistana, Elizeu Martins, Pedro II, Piripiri e Teresina.