O Instituto Datamax divulgou, nesta sexta-feira (10), nova pesquisa de intenção de votos em que o prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas (MDB), aparece bem posicionado em todos os cenários. O bom desempenho do gestor foi destaque também em outra pesquisa já divulgada neste mês, pelo Instituto Credibilidade.
Em ambos os levantamentos, o prefeito tem a preferência de mais de 55% dos eleitores, o que mostra uma grande vantagem em relação aos outros pré-candidatos.
Estimulada – cenário 1
No primeiro cenário estimulado, quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos pré-candidatos, Nestor Elvas aparece em primeiro com 56,97% das intenções de votos, seguido do ex-prefeito Marcos Elvas (União Brasil) com 33,58%. Já Sávia Castro (Solidariedade) tem 1,49%.
-
Nestor Elvas (MDB)
-
Marcos Elvas (União Brasil)
-
Sávia Castro (Solidariedade)
-
Não sabe/Não opinou
-
Nulo/branco
A porcentagem de quem não soube ou não opinou foi de 7,21% e nulo ou branco somou 0,75%.
Estimulada – cenário 2
Na sondagem estimulada trocando o nome do ex-prefeito Marcos Elvas pelo do Dr. Lucas Lustosa (PSB), caso o ex-gestor não consiga liminar, Nestor Elvas continua com a preferência do eleitorado com 59,20%, enquanto o médico teve 30,10% e Sávia 2,49%.
-
Nestor Elvas (MDB)
-
Dr. Lucas Lustosa (PSB)
-
Sávia Castro (Solidariedade)
-
Não sabe/Não opinou
-
Nulo/branco
Não souberam ou não opinaram totalizou 6,72% e nulo ou branco somou 1,49%.
Espontânea
No levantamento espontâneo, quando não são colocados nomes aos entrevistados, Nestor Elvas ainda foi o mais citado por 45,27% dos eleitores, enquanto o ex-prefeito Marcos Elvas teve apenas 17,16%.
-
Nestor Elvas (MDB)
-
Marcos Elvas (União Brasil)
-
Não sabe/não opina
-
Nulo/branco
Não souberam ou não opinaram totalizou 36,32% e nulo ou branco somou 1,24%.
Avaliação da gestão
Outro ponto analisado pela pesquisa, a gestão do prefeito Nestor Elvas foi muito bem avaliada pelos eleitores. 83,83% disseram que aprovam a gestão, refletindo não apenas o desempenho individual do prefeito, mas também a percepção positiva da população em relação às políticas públicas implementadas durante sua gestão.
-
Aprova
-
Não aprova
-
Não sabe/não opina
Já os que não aprovam a gestão somou apenas 15,42%. Não souberam ou não opinaram totalizou 0,75%.
Rejeição
Ao pesquisar a rejeição dos pré-candidatos, Sávia Castro foi a que teve a maior rejeição dos entrevistados com 48,51% e Marcos Elvas foi o segundo com 16,67%. O prefeito Nestor Elvas, mesmo estando no exercício da administração pública, que é considerado muito desgastante, teve a menor rejeição com 14,43%.
-
Sávia Castro (Solidariedade)
-
Não tem rejeição
-
Marcos Elvas (União Brasil)
-
Nestor Elvas (MDB)
-
Não sabe/ não opina
-
Rejeita todos
Dos eleitores entrevistados, 18,16% responderam que não possuem rejeição, não souberam ou não opinaram somou 1,74% e quem disse que rejeita todos os nomes totalizou 0,50%.
Ficha técnica
O instituto ouviu 402 eleitores, nas zonas urbana e rural de Bom Jesus, entre os dias 27 e 29 de abril. A margem de erro é de 4,83% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada com o número PI – 07643/2024