O presidente do Diretório do Progressistas em Teresina, vereador Aluísio Sampaio, analisou a desvantagem, em termos de estrutura, do pré-candidato a prefeito, Sílvio Mendes (União Brasil), no embate com o deputado estadual Fábio Novo , que também concorre ao comando do Palácio da Cidade pelo PT, partido ao qual o governador do Piauí, Rafael Fonteles , também é filiado.

Mesmo com Sílvio em uma condição desfavorável quanto ao tamanho de sua base, se comparado com o grupo governista, Aluísio afirmou que o eleitor teresinense é qualificado e já demonstrou em pleitos anteriores que o que determina uma eleição é o sentimento popular, e não meramente a estrutura política. O vereador ainda analisou que mesmo com todo um aparato do oponente, Sílvio demonstra força pelo fato de se manter em primeiro lugar em todas as pesquisas.

Foto: Lucas Dias/GP1
Aluísio Sampaio, do PP

"A quantidade de liderança é superior, muito maior e isso mostra que o Sílvio é muito forte, porque ele está praticamente sozinho. Temos uma coligação muito menor, com um número de candidato a vereador muito menor com número de candidatos a vereador muito menor, mas Teresina já mostrou que quem ganha eleição não é estrutura, e sim o sentimento do povo. Estamos confiantes de que vamos ganhar eleição só pelo sentimento do povo, pela experiência do doutor Sílvio e pelo fato de Teresina não aceitar esse tipo de combinação antes do pleito", declarou Aluísio.

Instituto GP1

O Instituto GP1 divulgou, nessa segunda-feira (29), a primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de Teresina depois da definição dos nomes de alguns pré-candidatos. Os dados mostram que o pré-candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, lidera a preferência do eleitorado tanto na pesquisa estimulada como na espontânea.

Na estimulada, onde os nomes dos pré-candidatos são citados aos entrevistados, Sílvio aparece em primeiro lugar com 47,17%, seguido de Fábio Novo (PT) com 33% e do ex-senador João Vicente Claudino (PSDB) com 3,17%.

O atual prefeito da Capital, Dr. Pessoa (PRD) está em quarto lugar com 2,33%, à frente do Professor Tonny (Novo) que teve 1,25%. Não sabe ou não respondeu somou 5,67% e quem disse votar nulo, branco ou nenhum totalizou 7,41%.