Tutores de cachorros irão realizar um protesto no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, na tarde deste domingo (28), por volta das 17h, em memória ao golden retriever Joca, que morreu na última segunda-feira (22), após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para um destino diferente de seu tutor. O ato está sendo promovido pelo The Golden Retriever do Piauí.

“Vamos nos unir às manifestações em todo país! Não somos bagagem, somos seres vivos! Compartilhem e compareçam”, clamou a organização não governamental em um apelo à solidariedade e à ação.

Joca iria viajar para Sinop (MS), mas foi levado para Fortaleza (CE) e depois levado de volta para São Paulo, onde foi constatada a morte. Segundo a família, o animal estava saudável no momento do embarque, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Atos no Brasil

Os atos de protesto não se limitaram a Teresina. Em uma demonstração de união e determinação, tutores de cães se reuniram em pelo menos 20 aeroportos em todo o Brasil neste domingo, exigindo justiça para Joca e chamando a atenção para a importância do tratamento adequado e do respeito aos animais de estimação durante as viagens aéreas.