O Instituto Datamax divulgou, nesta segunda-feira (22), pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Cocal . Tanto na estimulada quanto na espontânea, o atual prefeito e pré-candidato à reeleição Dr. Douglas Lima (PT) aparece na frente. O gestor também está bem avaliado pela população do município.
Dr. Douglas Lima era vice-prefeito e assumiu a prefeitura, em fevereiro deste ano, depois que o então gestor Nonatinho do Sindicato renunciou ao mandato para assumir cargo na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí.
Estimulada
O instituto fez a sondagem na pesquisa estimulada considerando apenas os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos, brancos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
-
Dr. Douglas Lima (PT)
-
Dr. Cristiano (MDB)
Nesse cenário, o prefeito Dr. Douglas Lima lidera a disputa com 53,93% contra 46,07% do pré-candidato Dr. Cristiano (MDB).
Espontânea
No levantamento espontâneo, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Dr. Douglas Lima permanece em primeiro na preferência do eleitorado com 41,50% enquanto Dr. Cristiano tem 30,25%. O nome do ex-prefeito Rubens Vieira (PT) foi citado por 0,50% dos eleitores.
-
Dr. Douglas Lima (PT)
-
Dr. Cristiano (MDB)
-
Rubens Vieira (PT)
-
Não souberam/não opinaram
-
Branco/nulo
Esse cenário mostrou também que a quantidade de eleitores que ainda não tem um pré-candidato é alto. 25,75% não souberam responder ou não opinaram e 2% disseram votar branco ou nulo.
Avaliação da gestão
-
Aprova
-
Não aprova
-
Não souberam/não opinaram
Ao avaliar a gestão do Dr. Douglas Lima, 59,75% dos entrevistados aprovam e 30,25% não aprovam. Não souberam ou não opinaram totalizaram 10%. O índice de aprovação reflete a satisfação dos cidadãos de Cocal com o trabalho realizado durante seu mandato.
Ficha técnica
O instituto ouviu 400 eleitores distribuídos nas zonas rural e urbana da cidade de Cocal entre os dias 17 e 24 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: PI-09045/2024. A margem de erro é de 4,85% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%.