A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) registou na manhã desta quinta-feira (11), o quinto óbito por dengue no Piauí. A morte ocorreu em Teresina, e trata-se de uma idosa de 77 anos que estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella , em Teresina.
A idosa é natural da cidade de Bom Jesus, que é o município do Piauí com maiores casos de mortes por dengue. Ao todo, já foram registrados 5 óbitos pela doença no estado, sendo quatro no município, e um em Manoel Emídio. A Sesapi informou que continua constantemente monitorando as arboviroses no estado.
Ação de prevenção
O Aedes aegypti, conhecido como mosquito da dengue, coloca os ovos em superfícies com acúmulo de água parada, que, ao eclodirem, aumentam o número do vetor transmissor de diversas doenças, como dengue, zika e Chikungunya.
Para prevenir essa proliferação desenfreada, é recomendando que as pessoas evitem o acúmulo de água parada, especialmente com a limpeza desses recipientes.
Confira a nota completa da Sesapi na íntegra:
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informa que foi confirmado mais um óbito por dengue no Piauí. A paciente, de 77 anos, é natural de Bom Jesus. Ela estava internada em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella. Ao todo, o Piauí já registrou 5 óbitos por dengue, sendo 4 em Bom Jesus e 1 em Manoel Emídio.
A Sesapi continua em monitoramento constante das arboviroses no estado, em especial a Dengue, devido ao aumento crescente de casos, apoiando nas ações de mobilização de combate ao Aedes em nível municipal para eliminação de criadouros do mosquito, garantindo a entrega de insumos necessários para o combate ao vetor e capacitações com os profissionais de saúde quanto a eliminação dos focos e manejo clínico da Dengue.