A Polícia Federal deflagrou a Operação Conteúdo Proibido V nesta quinta-feira (11) e prendeu um homem, de nome não revelado, na cidade de José de Freitas, acusado dos crimes de armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil. A investigação foi iniciada em Caxias, no Maranhão.
Durante a operação, foram obtidas evidências que vinculam o suspeito aos crimes investigados. A operação, originalmente focada em uma cidade do Maranhão, foi conduzida e operacionalizada pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias. Os policiais conseguiram localizar o principal suspeito da operação residindo em José de Freitas.
Se confirmada a hipótese criminal, o acusado pode responder pelos crimes de armazenamento e disponibilização de material contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A investigação, que ainda está em andamento, utilizou avançadas ferramentas tecnológicas para rastrear a atuação dos suspeitos na rede mundial de computadores. As penas para esses crimes, se somadas, podem chegar a 10 anos de prisão.