Os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas foram os motivos mais frequentes de atendimento pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), com 859 casos durante o mês de março, período em que a unidade recebeu 5.527 atendimentos ao todo. Esse número é um recorde para a instituição e representa o maior volume de atendimentos em um mês desde o início da regulação no HUT, em dezembro de 2016.
Antes do levantamento de março deste ano, a unidade de saúde já tinha alcançado um recorde de 5.333 atendimentos em maio de 2023. Em comparação a esse resultado, o recorde em atendimentos no HUT aumentou 3,64%. Nos três primeiros meses de 2024, a unidade de saúde registrou 15.539 atendimentos.
Em segundo lugar de ocorrências atendidas no HUT está o mal súbito, com 788 casos. Dor de ouvido, corpo estranho no olho e dor no olho ocuparam o terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente, nas causas para procurar a unidade de saúde.
Além do aumento no número de atendimentos, o índice de realização de exames de imagem na unidade de saúde também cresceu. Somente em março, foram realizados 14.075 exames de imagem, como raio-x, tomografia, ultrassonografia e anatomia patológica. Esse número é o maior já registrado desde a fundação do hospital.
Conforme o HUT, a relação entre o aumento no número de atendimentos e a realização de exames de imagem é diretamente proporcional, visto a necessidade de alguns pacientes em realizar exames diagnósticos mais aprofundados.