O prefeito eleito de Teresina Sílvio Mendes (União Brasil) informou, nesta segunda-feira (16), que vai novamente à Brasília em busca de recursos para Teresina e, dessa vez, se reunirá com a ministra da Saúde, Nísia Trindade , visando conseguir obras de melhorias para o sistema de saúde pública da capital.

Conforme Sílvio Mendes, o encontro está marcado para o dia 19 de dezembro e deve também contar com a presença da bancada federal do Piauí, que articulou o encontro com a ministra. Entre as ações que o prefeito eleito busca, estão ampliação do HUT, criação de uma Casa de Parto e investimento na construção de uma UPA no bairro Porto Alegre.

Foto: Lucas Dias/GP1
Sílvio Mendes, prefeito eleito de Teresina

“Eu tinha pedido a bancada federal e eles agendaram para o dia 19, agora, uma reunião com a ministra da Saúde. Ontem conversei com o governador e encaminhamos o que a vamos pedir ao Ministério da Saúde. Primeiro: que a gente possa fazer a ampliação do HUT porque tem muita gente nos corredores, segundo uma Casa de Parto para região da Santa Maria da Codipi, que o deputado federal Francisco Costa já fez o cadastro no Ministério da Saúde e isso estou considerando já resolvido. E o terceiro investimento é um serviço de urgência na região Sul, provavelmente onde tem a UBS do Porto Alegre, para atender a população que vem da região Sul, do interior, porque está muito congestionado a UPA e o Hospital do Promorar”, declarou Sílvio.

Ainda segundo Mendes, esses recursos para Teresina podem fazer com o sistema seja melhorado para o teresinense e também vai beneficiar no custeio.

“O atendimento pode ser muito melhorado com essa providência e principalmente custeio, como a gente vai fazer para pagar a conta. Teresina está pagando na Saúde. De cada R$100 reais, 35 vem para a Saúde e isso interfere na gestão”, declarou Sílvio Mendes”, finalizou Sílvio.