Os vereadores da Câmara Municipal de Teresina autorizaram, em regime de urgência, nesta quarta-feira (11), que a Secretaria de Planejamento seja a responsável pelo orçamento do município a partir de 2025. O novo dispositivo integra a reforma administrativa proposta pelo prefeito eleito Sílvio Mendes .

Para o vereador Venâncio Cardoso (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, a mudança permitirá maior controle sobre as ações na gestão da próxima Prefeitura.

Foto: Lucas Dias/GP1
Vereador Venâncio Cardoso (PT)

“Uma modificação que nós julgamos como boa é que o orçamento será gerido de fato pelo Planejamento. Anteriormente, tanto o orçamento quanto o financeiro eram de responsabilidade da Secretaria de Finanças. Eu acredito que isso é bom, porque acaba que dois órgãos distintos tratam um do orçamento e outro do financeiro. É um controle dentro da própria gestão”, explicou Venâncio.

Reforma aprovada

Durante a sessão nesta quarta-feira (11), a Câmara de Teresina aprovou a reforma administrativa proposta por Sílvio Mendes. Com a medida, o prefeito eleito tem a expectativa de economizar aproximadamente R$ 11 milhões por ano.

Foto: Lucas Dias/GP1
Câmara aprovou proposta de reforma administrativa proposta por Sílvio Mendes, na manhã desta quarta-feira (11)

A matéria é fruto do trabalho entre as equipes de transição de Dr. Pessoa (PRD) e de Sílvio Mendes (UB) e a expectativa é que a atual gestão da Prefeitura de Teresina aprove o texto ainda em 2024.