O desembargador Téssio da Silva Tôrres tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22), na noite desta quarta-feira (11), durante solenidade no auditório da Corte, em Teresina, que contou com a presença de autoridades, entre elas, o governador Rafael Fonteles (PT). A desembargadora Basiliça Alves da Silva assumiu a vice-presidência e a Corregedoria do tribunal.
Eleito no dia 19 de novembro para presidir o TRT-22 durante o biênio 2025/2026, Téssio Torres falou das metas que pretende cumprir na nova missão, dando destaque para a implantação de tecnologias que viabilizem o acesso dos trabalhadores aos serviços da Justiça do Trabalho.
“O que a gente vai buscar nesse biênio é tentar inovar, com a utilização de inteligência artificial, que já está regulamentada no âmbito do CNJ, ampliar o acesso ao tribunal ainda mais, por meio de postos de inclusão digital, que a gente pretende colocar nos mais longínquos locais desse estado, e manter as conquistas, tudo de bom que já tem alcançado nosso tribunal”, declarou o novo presidente.
A desembargadora Basiliça Alves ressaltou que se sente honrada em contribuir na vice-presidência e na Corregedoria do TRT-22. “É muita responsabilidade, mas me sinto muito honrada em ocupar esse cargo e espero corresponder a responsabilidade, fazer jus ao que os meus antecessores fizeram, nós hoje estamos com selo ouro, já tivemos selo diamante. Então, é com muita satisfação que tomo posse hoje no cargo de vice-presidente e corregedora dessa corte”, afirmou.
O governador do Piauí enfatizou que a trajetória do desembargador Téssio Tôrres vai somar ao seu desempenho na presidência. “Estou feliz de ver o nosso Tribunal Regional do Trabalho, que presta um serviço muito relevante à sociedade piauiense, garantindo os direitos trabalhistas, garantindo essa estabilidade na relação de trabalho no estado do Piauí, recebendo um novo presidente, o desembargador Téssio, que tem uma experiência grande na advocacia, recentemente ingressou no Tribunal e agora já vai assumir a presidência. Tenho certeza que ele vai continuar esse belo trabalho no TRT, junto com todo o corpo diretor que assume hoje com ele”, disse Rafael Fonteles.
Simbolismo
Téssio da Silva Tôrres é desembargador do TRT-22 desde julho de 2022, quando ingressou na vaga destinada a advocacia pelo quinto constitucional. Antes, atuou como advogado nas áreas trabalhista e cível por quase 15 anos. Em entrevista aos jornalistas presentes na solenidade, ele comentou o simbolismo em sua posse enquanto um jovem negro, que assume um alto posto na Justiça do Trabalho.
“A minha juventude e a questão da minha raça, não posso dizer que não fico orgulhoso disso, de estar ocupando um local de destaque, um local de poder que sempre foi historicamente renegado a pessoas negras. Para mim isso é extremamente relevante, me orgulho muito de isso estar repercutindo com certeza para diversas pessoas jovens e negras como eu, que sabem que isso que está acontecendo comigo pode também acontecer um dia com eles”, colocou o novo presidente do TRT-22.