O vereador de Teresina, Dudu Borges (PT), afirmou nesta terça-feira (10) que considera a possibilidade de fusão cruzada entre o Partido dos Trabalhadores e PP, nos mesmos moldes combinados entre MDB e PSD, como inviável. Segundo o petista, a sigla não possui essa característica.
Conforme Dudu, o próximo pleito estadual será de muita discussão, mas em sua avaliação, a fusão cruzada entre o PP de Ciro Nogueira e o PT não se encaixa no andamento das estratégias petistas para 2026.
“O ano de 2026 vai ter muita discussão. Se fala muito em fusão cruzada que é uma forma de burlar a legislação, que foi o caso do MDB e o PSD aqui. Eu não acredito nessa fusão do PT com o PP. O PT é um partido muito orgânico, claro que tem algum deputado, liderança que faz isso abertamente, mas não está falando em nome do partido, o PT não tem essa característica de fazer alianças pontuais sem ser legais. Na minha opinião essa fusão cruzada entre PP e PT não passa”, avaliou o vereador.
Dudu ainda afirma que a única forma de aliança que poderia acontecer, mas não existem discussões nesse sentido, é de uma federação. “A coligação, se tiver que acontecer, é na federação e não existe discussão de federação a nível nacional com o PP. Então, PP e PT a nível nacional, não discutem federação. Se houver debate, só se for mais para frente, agora não existe”, declarou Dudu Borges.