Definindo os últimos detalhes do Campeonato Piauiense Série A 2024, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) realizou, na última sexta-feira (01), o arbitral da competição. O evento ocorreu na Lagoa do Portinho, em Parnaíba. Na ocasião, presidentes e representantes dos clubes que participarão do estadual estiveram presentes para a assinatura da ata e debateram os ajustes finais.

O Campeonato Piauiense Série A 2024 começará no dia 11 de janeiro e seguirá o mesmo formato do ano passado. Participaram da reunião Edilson Moreira (Diretor do 4 de Julho), Edson Sá (Presidente do Atlético-PI), Fabiano Pimentel (Presidente do Oeirense), Eureliano Barros (Presidente do Parnahyba), Arias Sampaio (representante do Piauí) e Carlos Alberto (Diretor-executivo do Fluminense-PI).

Foto: FFP
FFP realiza arbitral para definir detalhes do Piauiense Série A 2025

Além disso, o encontro também contou com a posse do novo presidente do Parnahyba, Eureliano Barros, que irá reassumir o Tubarão por mais três anos. A Federação de Futebol do Piauí informou que irá incluir o FFP Social, programa que busca promover o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Três escolinhas indicadas pelo Parnahyba receberam coletes e bolas.

Entenda o formato do Campeonato Piauiense Série A:

Durante a primeira fase, as equipes de cada grupo jogam entre si em turno e returno, totalizando seis jogos para cada equipe. Já na segunda fase, os clubes das duas chaves se cruzam em partidas de ida e volta. Por exemplo: o primeiro colocado do grupo A enfrenta o quarto colocado do grupo B, e assim por diante.

Após essas duas fases, as quatro melhores equipes, ou seja, as que tiverem mais pontos, avançam para as semifinais da competição, com jogos de ida e volta. Os melhores seguem para a final, que também será decidida em duas partidas. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.

Rebaixamento e vaga em competições nacionais:

Os rebaixados serão decididos após a segunda fase, com as duas equipes que tiverem as piores campanhas entre os oito clubes que disputam a competição. Já o campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Para a Copa do Nordeste, somente o time que conquistar o troféu consegue a vaga.