A equipe piauiense do Delta Rugby foi até Jacareí, em São Paulo, e conseguiu um feito inédito na 1ª Divisão Super Sevens 2024, principal competição do Brasil na modalidade. Na ocasião, o time se tornou o primeiro clube nordestino a vencer o torneio. Ao GP1 Esporte , Addalucia Souza, técnica do Delta Rugby, afirmou que o grupo vem de uma trajetória árdua até o título. Porém, nesta temporada o elenco veio bem reforçado e se sagrou campeão.
“A gente vem de uma trajetória de sete anos buscando o título. Conseguimos chegar na final uma única vez e não conseguimos nos consagrar campeãs, há cerca de quatro anos atrás. Desde então o time vem trabalhando. Sofremos algumas percas em determinadas competições, pois temos algumas meninas que estão na Seleção e as vezes não são liberadas para jogar com o time. Mas nesta etapa estávamos com um time muito forte, com quatro atletas da Seleção Brasileira, sendo duas delas que foram para as últimas Olimpíadas. Além disso, também tivemos o reforço da Raquel Kochhann, que também estava nas Olimpíadas e foi nossa capitã”, declarou Addalucia Souza.
“Com esse cenário, conseguimos levar um time bem estruturado e capacidade de jogo muito boa, com 12 meninas que conseguiram se sair muito bem. Ganhamos todos os jogos do primeiro dia com um placar muito bom e as partidas do segundo dia também, apesar da final ter sido muito difícil. Na decisão, tivemos um momento que estávamos perdendo para o Melina, que é muito forte e o único time nacional que é profissional. Porém, conseguimos nos sobressair no segundo tempo, virando o jogo. No final ainda passamos um pequeno aperto, já que ficamos com cinco jogadoras contra sete, por conta de algumas infrações cometidas. Mesmo assim fomos campeãs e conseguimos um feito inédito para o Nordeste”, acrescentou a técnica.
O Delta se sagrou campeão após fazer uma atuação na grande final e bater o Melina por 17 a 14, em uma disputada eletrizante. Nas semifinais, a equipe piauiense bateu o El-Shaddai, atuais campeãs da 2ª divisão, por 19 a 5. Durante a primeira fase, o clube do Piauí fez uma atuação impecável e terminou na liderança, com uma vitória por 40 a0 sobre o Niterói, atual campeão do Super Sevens.
Trajetória até título e representatividade
De acordo com Addalucia Souza, o Delta Rugby é um clube do Piauí, mas que conta com várias atletas do Norte-Nordeste, formando uma seleção da região. Segundo ela, atletas do Centro-Oeste também chegam para compor o elenco, tendo em vista as dificuldades enfrentadas no Nordeste. A técnica também comentou sobre a trajetória da equipe piauiense até o título inédito.
“O time é do Piauí, mas vem representando o Norte e o Nordeste, então acaba sendo uma Seleção Nordestina, levando consigo, todas as meninas que não são do Sudeste e acabam não conseguindo atuar em plena forma. Tem algumas atletas do Centro-Oeste que fazem parte e ajudam o time a se manter nas primeiras posições, pois dentro do Nordeste, acabamos tendo dificuldades por conta das longas distâncias, então a frequência de jogos acaba não sendo tão grande igual no Sudeste”, pontuou a comandante.
“Mas preenchemos alguns pré-requisitos para participar dos campeonatos nacionais. No caso, participamos de dois torneios intermunicipais, enfrentando equipes de Fortaleza. E nos dirigimos até a região Centro-Oeste para disputar o regional. Já estávamos classificados por conta da nossa boa colocação no ano anterior, porém temos que cumprir essas competições para manter volume e ritmo de jogo”, finalizou Addalucia Souza.