Em todos os anos, o dia 04 de outubro é marcado pela celebração de fé e devoção a São Francisco de Assis, conhecido pela abdicação, pureza e humildade. Na pobreza, fundou uma Ordem que se espalhou e acumula fiéis por todo o mundo. Em Teresina, o Santuário São Francisco de Assis , situado no bairro Dirceu, recebeu nesta sexta-feira (04) milhares de católicos, que se reuniram para participar da procissão do santo, demonstrando sua gratidão pelas bênçãos e milagres advindos de suas intercessões.

Em entrevista ao GP1 , o padre Paulo Fernandes, reitor do santuário, explicou que a data de comemoração pelo dia de São Francisco de Assis remonta ao ano em que recebeu seus estigmas,1224, dois anos antes de sua morte. No ano de 2024, são marcados 800 anos desde que o santo recebeu marcas de Cristo: as chagas, símbolos da paixão e fé propagadas por ele em vida.

Essas marcas foram recebidas durante momento de oração no monte Alverne, quando um Serafim de seis asas apareceu para São Francisco. Em seguida, apareceram em suas mãos e pés as marcas dos quatro cravos. “A Igreja está celebrando os 800 anos das estigmas, das marcas do divino salvador, cravadas na pele, no corpo de São Francisco, do lado, nas mãos e nos pés. O povo todo está lotando o santuário pra que daqui a pouco a gente saia em procissão com o santo padroeiro nosso. Ano passado 60 mil pessoas participaram da procissão. Eu acho que esse ano pelo que a gente está percebendo vai ultrapassar. Vai porque o povo está esperando já nas ruas”, afirmou o reitor do Santuário de São Francisco de Assis.

Um exemplo de milagre realizado através da devoção pelo santo foi demonstrado na chegada de Aguinaldo Sales Freitas, fiel de 37 anos e que há 12, comemora a graça alcançada por sua família. Para pagar a promessa feita, ele entrou de joelhos no Santuário, de mãos dadas com seus dois filhos. “Fiz uma promessa pra Deus e São Francisco. O meu filho só vivia doente. Aí eu fiz uma promessa pra ele. Graças a Deus foi recebido o voto. Deus conseguiu o voto pra mim e ele está curado. Está com doze anos que eu participo da procissão. Essa devoção veio através da minha mãe que ela sempre foi devota de São Francisco”, contou o fiel após sua entrada no santuário.

A experiência de um cristão que se apegou a sua vida também foi expressado pela dona Maria Helena, de 70 nos. Ela contou que com seis filhos, sempre se apegou a São Francisco de Assis. “É uma benção, criei seis filhos, tinha dia que eu vinha trazia [para o Santuário] era para me esconder com meus filhos aqui. Porque o meu esposo era uma pessoa muito vaidosa e pra não ter briga, confusão, eu vinha me esconder aqui na igreja de São Francisco, e meus seis filhos estão todos formados. Que benção São Francisco”, declarou a idosa.

Após a procissão, às 19h os fiéis participam da missa de encerramento do Festejo de São Francisco do Assis.