Um caso de maus-tratos a animais em Vera Mendes, Sudeste do Piauí, chocou protetores da região. A Associação Amigos Protetores dos Animais de Picos ( APAPI ) informou nesta terça-feira (29) que um gato foi encontrado com os olhos queimados por soda cáustica e colados com cola de madeira.
Por conta do crime, o animal perdeu completamente a visão e foi encaminhado a um veterinário local. O tutor do gato procurou a Polícia Civil do Piauí (PC-PI) para registrar um boletim de ocorrência. Agora, as investigações sobre o caso estão a cargo da corporação.
Segundo a protetora Sanya Elayne, da Apapi, o felino foi encontrado fraco e desidratado e ficará internado até apresentar melhora em seu quadro de saúde. Depois, ele será submetido a uma cirurgia para retirada dos olhos. “Ela [gata] passou uns três dias até conseguir ser encontrada, estava bem fraca e desidratada, pois não conseguia comer e nem beber. Vai fazer a cirurgia para retirada dos olhos quando se recuperar mais, pois, sequer consegue se alimentar. Ela também tem um ferimento na orelha”, afirmou a protetora.
A Prefeitura de Vera Mendes se manifestou sobre o caso, e além de repudiar o ato, se comprometeu a implementar políticas públicas e campanhas educativas para prevenir ocorrências semelhantes. “Reiteramos que maus-tratos contra animais é crime previsto em lei, passível de punições severas. As autoridades competentes foram acionadas e estão trabalhando para investigar o caso a fundo, assegurando que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados”,