Com o tema “Reisados Quilombolas”, acontece nos dias 25 e 26 de outubro, na Comunidade Quilombola Salinas, em Campinas do Piauí, o II Festival de Batuques de Quilombos do Piauí. A programação conta com oficinas de canto, dança e percussão, rodas de diálogos sobre cultura quilombola, educação escolar quilombola e salvaguarda do patrimônio material e imaterial dos quilombos. O evento também marca a realização do I Encontro de Mestres e Mestras dos Reisados Quilombola.
O evento reúne pesquisadores de diversas universidades, bem como de escolas municipais, estaduais e famílias agrícolas, com objetivo de difundir os valores das manifestações culturais existentes nas diversas comunidades quilombolas piauienses. O Festival também promove um encontro com grupos de reisados dos quilombos Mimbó (Amarante), Curral Velho (São João do Piauí), Salinas (Campinas do Piauí), Custaneira (Paquetá do Piauí) e Lagoas (São Raimundo Nonato), considerado pelo IBGE o segundo maior Território Quilombola do Nordeste.
O II Festival de Batuques de Quilombos do Piauí é patrocinado pela Equatorial Piauí por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC). “Nosso Piauí é rico culturalmente e é muito importante para nós, fazedores e fazedoras de cultura, contar com investimentos do poder público e da iniciativa privada para que possamos, cada vez mais, fortalecer os nossos saberes e fazeres culturais”, afirma Marcos Vinícius Ferreira, coordenador do festival.
O evento tem programação gratuita e reúne diversos batuques e grupos de reisados que preservam uma tradição centenária que abrange manifestações materiais e imateriais dos povos negros de descendência africana no Brasil, como o Samba de Cumbuca e reisado do Quilombo Salinas, a Lezeira e o reisado de Costaneira, o Pagode do Mimbó, a Capoeira de Quilombo, dança de reggae, Terreiros de Umbanda dentre outros.