Na tarde dessa quarta-feira (23), foi realizada uma reunião com os presidentes e representantes dos clubes que participarão do Piauiense Série A 2025 , na sede da Federação de Futebol do Piauí ( FFP ), no Centro de Teresina. No encontro, foi debatido a data de início, o regulamento, a data do arbitral do estadual e foi apresentada a bola que será usada no estadual.

Após a reunião, ficou definido que o Campeonato Piauiense Série A 2025 tem previsão para iniciar no dia 11 de janeiro. Já o arbitral ficou marcado para o dia 1º de novembro, em Parnaíba, como parte da ação da Federação Itinerante. Além disso, foi debatido o formato de disputa do torneio, que deverá seguir o mesmo da edição de 2024.

Foto: Federação de Futebol do Piauí
Representantes dos clubes e FFP definem data do Piauiense Série A 2025

Robert Brown, presidente da FFP, destacou o alinhamento entre clubes e Federação para proporcionar uma grande competição. "Estamos focados em proporcionar uma competição cada vez mais organizada e competitiva, com a participação ativa de todos os clubes. Nosso objetivo é fortalecer o futebol piauiense, garantindo que os times tenham suporte para competir em alto nível", pontuou o mandatário.

Entenda o formato do Campeonato Piauiense Série A

Durante a primeira fase, as equipes de cada grupo jogam entre si em turno e returno, totalizando seis jogos para cada equipe. Já na segunda fase, os clubes das duas chaves se cruzam em partidas de ida e volta. Por exemplo: o primeiro colocado do A enfrenta o quarto colocado do B, e assim por diante.

Após estas duas fases, as quatro melhores equipes, ou seja, as que tiverem mais pontos, avançam para as semifinais da competição, com jogos de idade e volta. Os melhores seguem para a final, que também será decidida em duas partidas. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.

Rebaixamento e vaga em competições nacionais

Os rebaixados serão decididos após a segunda fase, com as duas equipes que tiverem as piores campanhas entre os oito clubes que disputam a competição. Já o campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Para a Copa do Nordeste, somente o time que levantar o troféu consegue a vaga.