O primeiro compromisso do Altos no ano foi, no mínimo, emocionante. Após estar perdendo por 2 a 0 na primeira etapa, o Jacaré buscou o empate e precisou de 12 cobranças de pênalti em um dia inspirado dos goleiros para garantir sua classificação à segunda fase da pré- Copa do Nordeste , agora diante do ASA-AL.
Flávio Araújo descreveu este primeiro capitulo como histórico, apesar de ter ciência de que o futebol praticado pelo Altos na primeira etapa estava aquém do necessário para avançar na competição, que pode ditar os passos do Jacaré no primeiro semestre para além do Campeonato Piauiense.
“Foi um jogo histórico, porque no primeiro tempo a nossa equipe não se encontrou. Fomos dominados pelo Santa Cruz que fez 2 a 0 e poderia ter feito o terceiro. Então no intervalo a gente esfriou a cabeça, tínhamos que esboçar uma reação para o segundo tempo. Houveram as mudanças, a equipe voltou com outro comportamento, com outras atitudes e nos impomos no 2º tempo inteiro, lógico que houve perigo porque o Santa Cruz tem qualidade”, afirmou Araújo.
Além das mudanças, Araújo também falou sobre o tom da conversa com o time durante o intervalo para que os atletas voltassem para o jogo mais atentos. “O tom da conversa foi de cobrança, alerta, mas também dando moral porque tudo é possível na vida. Em 30 dias, o time trabalhou muito bem, mas o comportamento do primeiro tempo não poderia se repetir, praticamente perdemos todas as divididas, perdemos primeira e segunda bola, não jogamos no campo do adversário, mas no segundo tempo fomos melhores”, reiterou o técnico.
Penalidades
As cobranças de pênalti foram um destaque nos jogos da pré-Copa do Nordeste no último domingo. Foram quatro empates em tempo normal, todos resolvidos nas penalidades e Flávio Araújo ressaltou o bom trabalho do Altos no fundamento.
“Nas penalidades, veja o que aconteceu hoje, batemos 12 pênaltis e fizemos 11 porque a semana toda foi perfeita nas batidas de pênalti. Deu até trabalho selecionar quem iria bater. E essa vitória é super importante, essa reação de buscar o empate e mostra que o trabalho está no caminho certo”, finalizou Flávio Araújo.
A equipe agora se prepara para encarar o ASA, que bateu o Ferroviário. Por ser melhor classificado no Ranking da CBF, o Jacaré terá a oportunidade de novamente jogar diante de sua torcida contra os alagoanos. Ainda sem data confirmada, a partida pode acontecer entre os dias 13 e 14 de janeiro.