A Prefeitura de Pedro II realizou, na última sexta-feira (26), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), a primeira Assembleia Familiar de 2024, com a participação dos familiares, responsáveis e beneficiários dos serviços de saúde mental oferecidos pelo CAPS I. O objetivo da iniciativa foi informar, orientar e esclarecer os participantes sobre o trabalho da equipe multiprofissional do CAPS I.
Durante o encontro, foram abordados temas como a Campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar sobre a importância da saúde mental, o diálogo, a terapêutica, a higiene, a saúde e o bem-estar, entre outros, com ênfase nos cuidados dos familiares com os pacientes em relação a diálogos, ações terapêuticas, higiene, consultas de rotina e participação social na rede de apoio à saúde mental do município.
A assistente social do CAPS, Isadora Medeiros, ressaltou o papel do CAPS na promoção da saúde mental em Pedro II. “O CAPS representa a Unidade de Referência em saúde mental do nosso município. São cerca de 5 mil pessoas que usufruem dessa Rede de Atenção Psicossocial - RAPS e que conseguem tratar dessas questões referentes a atendimentos, terapias, tratamentos e até mesmo medicamentos via CAPS”, diz.
Além disso, Isadora Medeiros reiterou a importância dos usuários do CAPS receberem essas informações para ficarem cientes dos seus direitos como cidadãos pedrossegundenses. “É preciso que eles compreendam que além de pacientes do CAPS I, eles são usuários e cidadãos de direitos, cumpridores de seus deveres sociais e que devem e podem buscar os serviços das mais variadas políticas públicas que necessitarem. Além disso, é dever da família, da sociedade e do Estado, unidos, prestar essa assistência a esse público da saúde mental”, enfatiza.
A Assembleia Familiar é uma atividade mensal que o CAPS I realiza com os familiares, responsáveis e beneficiários dos serviços, visando fortalecer os vínculos, a comunicação, a confiança e a cooperação entre todos os envolvidos no processo de cuidado e recuperação dos pacientes. O próximo encontro será em fevereiro, na sede do CAPS I, em data e horário a ser avisado oportunamente ao público.