A prefeita Elisa Paz , de Novo Santo Antônio, município situado na microrregião de Alto Longá, a 116 quilômetros de Teresina, encaminhou ofício ao Secretário do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (SEAGRO), Fábio Xavier , noticiando que sua assinatura foi falsificada em três contratos/termos de cooperação técnica firmados com a secretaria.

No documento encaminhado no dia 11 de janeiro, a prefeita pede a abertura de procedimento disciplinar e afirma que o objetivo do criminoso, a ser investigado, “era de se locupletar de verbas públicas e usar parte delas para a promoção pessoal e compra de votos”. O ofício aponta uma liderança política do município como o possível mentor da falsificação.

Foto: GP1
Contrato que teve a assinatura falsificada

Os documentos juntados ao ofício, diz a gestora, comprovam a falsidade material do documento público.

A prefeita pede que seja aberta uma investigação para apurar a possível participação de servidores públicos da secretaria, afirmando que, além do crime de falsificação, incorreram também em improbidade administrativa e devem responder procedimento investigatório com a finalidade de aplicar a punição devida, caso comprovada a participação no ato criminoso.

A prefeita pede a imediata suspensão dos termos de cooperação técnica com o município de Novo Santo Antônio com a assinatura falsificada e o envio das peças do procedimento disciplinar à Controladoria Geral do Estado e Ministério Público.