A estudante Milena Martins, de 19 anos, está entre os seis piauienses que alcançaram a nota máxima na redação do Enem de 2023 . Ela conversou com o GP1 na tarde desta terça-feira (16) e contou sua trajetória, que envolveu esforços e uma rotina de muito estudo, na qual passou por uma dedicação exclusiva ao seu pré-vestibular para alcançar o sonho de cursar Medicina.

Residente do município de União, no bairro São Vicente, distante 23 km de Teresina, Milena conta que saía de casa todos os dias às 5h e só retornava às 14h. Além disso, a jovem passou muitos sábados fazendo simulados, chegando em casa somente às 20h. Apesar das dificuldades enfrentadas, Milena persistiu em seus estudos e agora celebra o resultado de seu esforço.

“Minha preparação foi realmente um caminho árduo, eu moro a 23 km de onde faço o pré-vestibular, saio todo dia 5h e depois só chego às 14h em casa e está colhendo os frutos desses esforços é muito gratificante. Além disso, teve os sábados com os simulados e chegava somente 20h. Foi muito difícil passar por tudo isso, é meu segundo ano fazendo pré-vestibular e agora conseguir esse resultado graças a Deus e quero fazer Medicina”, relatou à nossa reportagem.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Estudante nota mil na redação do Enem, Milena Martins

O professor Samuel Souza, que participou da preparação de Milena, destacou que o foco precisa ser mesmo na redação, pois ajuda melhor na concentração para as demais questões, fatores que foram essenciais para o bom desempenho da piauiense que figura entre as 60 redações nota mil do Enem.

“Bem, durante ano não existe nenhuma receita. O que a gente faz é semanalmente trazer para os alunos diversas perspectivas sistemáticas, seguindo a linha de raciocínio do Enem, que já conhecemos há vinte anos e aí vamos preparando esse aluno com escritas semanais e a Milena é uma aluna que fazia muito bem as produções, as atividades, os simulados e a prova é que quando se foca na produção textual, você consegue inclusive mais tempo que é exigido no Enem e a Milena foi conseguiu nota mil”, ressaltou.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Professor Samuel Souza

Piauí teve 6 notas mil na redação do Enem

Seis candidatos do Piauí conquistaram a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, alcançando o segundo melhor desempenho do país, ao lado de Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O estado piauiense empatou no segundo lugar com o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, ambos com sete notas máximas. Foram 60 notas mil em todo o país; desse total, quatro participantes que obtiveram essa pontuação são da rede pública de ensino.

Em 2022, somente 18 candidatos alcançaram a nota máxima na redação. Segundo o Inep, no último ano, o percentual de alunos participantes do Enem aumentou. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio realizaram as provas. Já em 2023, o percentual subiu para 46,7%.

O tema da redação do Enem de 2023, realizado em 14 de novembro, foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Em 2023, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para realizar a prova; no entanto, 1,2 milhão não chegou a fazer o exame.