A educação do Piauí avança em mais uma jornada para um ensino de excelência. Na última sexta-feira (12) e sábado (13), educadores do setor público e privado de todo o estado participaram da Pensar Global Conference, que aconteceu em uma escola internacional na zona Leste de Teresina e chegou para revolucionar a grande missão de educar, compartilhar conhecimento e formar as novas gerações.
O evento, realizado pelo grupo Pensar Educação , abordou a “Aprendizagem orientada para resultados e focada no futuro”, com palestras de grandes nomes do segmento no país, como Bete Rodrigues, Luciana Brites, Luciana Brentano, Ademar Celedônio, Heloísa Baldo e Conrado Alonso.
“Disciplina positiva”, “contribuições da neurociência para o contexto escolar”, “funções executivas”, “inteligência artificial na educação” e “alfabetização nos transtornos do neurodesenvolvimento” foram alguns dos temas debatidos durante dois dias de evento.
A palestrante Luciana Brentano, Doutora em Psicolinguística do bilinguismo e Mestre em Letras, destacou que a iniciativa é uma grande honra e chance de poder contribuir com o repertório de muitos profissionais do Nordeste.
“Estamos discutindo sobre neurociência, seus achados e de que forma isso impacta no aprendizado dos alunos e na forma que os professores vão trabalhar em sala de aula. Na certeza de que é necessário inovar, diante do constante processo de transformação da educação, espero poder acrescentar ao mercado local, trazendo conhecimento para que os professores possam, de alguma forma, aplicar novas práticas e impactar positivamente na educação no nosso país”, disse Brentano.
Vilton Soares , CEO do grupo Pensar Educação, ressaltou que é impossível falar de educação de qualidade e boas escolas sem pensar na formação do professor. “Por isso, estamos realizando esta conferência que proporciona uma oportunidade única de conhecimento, reflexão, networking e inspiração para profissionais do setor público e privado do Piauí com palestrantes que são referências no Brasil. Assim, a Pensar Global Conference traz um grande impacto à educação do Piauí e Maranhão, provocando a reflexão sobre temas pertinentes, que são tendências para hoje e o amanhã”, pontuou Vilton.
Foi justamente esse incentivo à qualificação e aprimoramento que chamou a atenção de Valéria Mendes, professora e atual secretária de educação do município de São Pedro do Piauí. “Vim do interior do estado para esse evento porque achei superinteressante a proposta de palestras e workshops com palestrantes de alto nível de conhecimento. Então, é um prazer participar dessa conferência, que só tem a acrescentar ao nosso conhecimento. E quero levar um pouco do que aprendi aqui para o meu município, para compartilhar com educadores e demais professores na cidade”, contou Valéria.
Para a educadora Liza Mariana Cardoso o primeiro congresso de educação do Piauí também é uma oportunidade de mais desenvolvimento. “O que vemos aqui são palestras incríveis e muita gente em busca de informação e aprendizado para uma educação de excelência. Diante disso, meu intuito é levar mais dessas novas práticas e caminhos nas formas de aprender e fazer escola para a instituição onde trabalho”, disse.