Entre os dias 15 e 16 de setembro, o Piauí irá receber a primeira edição da Expo Favela Innovation 2023, no Centro de Convenções Atlântic City, em Teresina, a partir das 9h. Ao todo, 250 expositores se inscreveram para a feira, onde 60 foram selecionados pela Escola de Negócios da Favela. O evento contará com presenças como os músicos Toni Garrido e KL Jay, a presidente a CUFA Brasil, Kalyne Lima, além de políticos, autoridades, jornalistas, empreendedores e artistas de muitas partes do país.

“As mentes pensantes das favelas do Piauí, as cabeças mais criativas e pulsantes estarão todas juntas e reunidas em um único local numa oportunidade para gerar networking, negócios e agregar conhecimento. A Expo Favela Piauí é um evento híbrido, ou seja, com conteúdo, exposição, bate-papos e apresentações artísticas, um evento com o que rola de melhor nas comunidades”, explica Valciãn Calixto, presidente estadual da CUFA Piauí, parceira social da Favela Holding para a realização do evento.

A Expo Favela Innovation terá sua primeira edição no Piauí após o sucesso do evento em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Amapá, Brasília e Rio Grande do Sul. É considera a maior feira de empreendedorismo de favela do mundo e contará com exposições, rodadas de negócios, mentorias, qualificações, desfiles, gastronomia, arena gamer, literatura, espaço infantil e palestras.

Foto: Expo Favela Piauí
Primeira edição da Expo Favela Piauí acontece nesta sexta (15)

Entre os palestrantes já confirmados estão Toni Garrido, Kl Jay, Kalyne Lima, presidente da CUFA Brasil, o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, o secretário de Estado da Educação Washington Bandeira, a ex-governadora e atual secretária de Estado da Assistência Social Regina Sousa; o presidente da ETIPI, Ellen Gera; Alzenir Porto, da Jucepi; Laura Aquino, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Investe Piauí; os deputados estaduais Fábio Novo e Dr. Vinícius; os jornalistas Rivanildo Feitosa, Edna Maciel, Paula Sampaio, Aniele Teixeira, as artistas visuais Línea, Ivih Ribeiro, a empresária Van Fernandes, a vice-presidente da OAB Piauí, Dra. Daniela Freitas é muito mais.

Para adquirir o ingresso, o público interessado terá que retirar seu ingresso de forma online, pelo site da Sympla. Com o bilhete em mãos, basta levar os 2 quilos de alimentos não perecíveis nos dois dias do evento.

Dos 60 expositores, 10 serão selecionados para representar o Piauí na etapa nacional da Expo Favela, que ocorrerá em dezembro, em São Paulo. Eles terão passagens de ida e volta já garantidas por meio de uma parceria com a Gol, empresa de aviação.

Rômulo Natan crescer no bairro Ilhotas, foi um dos 60 selecionados e trabalha reaproveitando pneus que seriam descartados. “Vou fazer parte da Expo Favela e trabalho com artes em pneus. Estou muito feliz por essa oportunidade que surgiu e vamos para cima. Vou representar meu bairro que é o Ilhotas. Pego um pneu que vai pro lixo e transformo em luxo, pego um pneu que não tem serventia pra ninguém, mas para mim tem. Faço uma arara, um tucano, cadeiras, mesas, todo tipo de coisa”, disse o empreendedor.

Daiane Tores também estará presente no Expo Favela Innovation e falou sobre suas expetativas de participação no evento. “Sou da Vila Irmã Dulce e junto com minha mãe, temos uma loja virtual de crochê moda praia e também agregamos outros produtos. Fomos selecionadas para a Expo Favela e vai ser uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e levar nosso projeto para mais e mais pessoas”, ressaltou ela.