O governador Rafael Fonteles (PT-PI) e o secretário de estado de Segurança Pública, Chico Lucas, participaram, nesta terça-feira (17), da solenidade de 79 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. O evento ocorreu na sede do Quartel do Comando-Geral, em Teresina.

Na oportunidade, foi entregue a comenda Conselho da Medalha “Imperador Dom Pedro II", a oficiais, praças e personalidades civis. Na segunda-feira (17), Rafael asisnou decreto promovendo oficiais e praças do Corpo de Bombeiros.

Investimentos

Durante a solenidade, o governador fez prestação de contas dos recursos investidos na instituição, além de anunciar aquisição de uma nova escada magirus. "Aqui nós fizemos a prestação de contas dos nossos investimentos na corporação, em especial, o maior efetivo da história. Serão 200 homens e mulheres e depois mais 200, o que vai dobrar o efetivo do Corpo de Bombeiros, exatamente, nesse momento de interiorização da força, que nós estamos levando para várias cidades que não têm e fortalecendo outras que têm efetivo muito pequeno, além de equipamentos como também uma nova escada magirus que a gente está autorizando a compra que vai garantir mais segurança para quem mora em apartamento em Teresina", elencou Rafael Fonteles.

"O Corpo de Bombeiros é uma instituição muito querida e muito importante para o povo do Piauí, que garante salvar vidas e também salvar o meio ambiente de Norte a Sul do estado. Esse é um momento especial, é o aniversário de 79 anos quando são homenageadas pessoas civis e militares que contribuíram para o exercício da profissão de bombeiro e também a promoção de membros do Corpo de Bombeiros, entre praças e oficiais, e, inclusive, do Carvalho Leal que passa a ser o novo coronel do Corpo de Bombeiros do Piauí", pontuou Rafael Fonteles.

O vice-governador, Themístocles Filho, esteve presente na solenidade e também falou sobre a importância da instituição e de sua ampliação. "É bom para o Piauí, é mais segurança para quem mora na nossa capital e nas cidades polos do estado porque fica mais fácil o Corpo de Bombeiros chegar aonde está acontecendo o incêndio, por exemplo. O corpo de bombeiros está sendo ampliado, até o próximo ano vai entrar o dobro dos atuais homens e mulheres que compõem a instituição”, disse.

Comando geral

O coronel José Arimateia Rêgo, comandante geral do Corpo de Bombeiros, falou das melhorias que a corporação vai receber e da nova escada magirus autorizada pelo governador. "A gente se sente honrado com a presença de todos. Nós fizemos um breve resumo do que o Corpo de Bombeiros está passando, estamos recebendo muitos investimentos, melhorias na infraestrutura, aquisição de equipamentos e aumento do efetivo. Tivemos a surpresa do governador ter anunciado a autorização da aquisição de mais uma viatura de resgate em altura que a gente deve iniciar o processo licitatório o mais rápido possível", declarou.

Homenageado

O jornalista Fábio Wellington foi um dos homenageados e agradeceu a honraria recebida lembrando de todos que o ajudaram a crescer profissionalmente. "Eu dedico essa homenagem a todos que contribuíram para que eu chegasse aqui em Teresina, trabalhasse e crescesse nessa área do jornalismo, são 9 anos de luta e batalha e a gente sempre foi muito bem recebido pelo comando geral do Corpo de Bombeiros. Eu dedico à minha mãe, à minha família que acreditou na minha missão de ser jornalista, a todos que me apoiaram, à Raisa Brito, do GP1, que acreditou em mim na época que trabalhei lá, foram 4 anos de muito trabalho e dedicação, à empresa que atualmente eu trabalho, o Lupa1, ao Tony, à Andressa Martins que também acreditaram no meu trabalho", afirmou.

"É um prazer muito grande estar nesse momento comemorando os 79 anos do Corpo de Bombeiros do Piauí, eles que são os verdadeiros heróis juntamente com a Polícia Militar, a Polícia Civil, então, é um órgão que contribui para o desenvolvimento do nosso estado, que salva vidas. É uma honra participar desse momento histórico e recebendo essa medalha", completou Fábio Wellington.