Em regime de urgência especial, a Câmara Municipal de Teresina aprovou, na sessão desta terça-feira (19), três medidas voltadas para os servidores públicos da Capital. Foram aprovados a criação do estatuto da Guarda Civil Municipal de Teresina, o reajuste para servidores de nível médio, além da reestruturação da carreira da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
O vereador Antônio José Lira (Republicanos), líder da Prefeitura na Câmara Municipal, agradeceu os vereadores pela provação das medidas. “São projetos que cumprem a justiça social com técnicos de nível médio que recebiam menos de um salário mínimo, agora com o projeto aprovado, mais de mil servidores receberão no mínimo R$ 1.700. Já a Guarda Municipal de Teresina estava perdendo recursos por não ter o estatuto da guarda. Outra votação importante foi quanto ao agente de trânsito”, declarou Lira.
A prefeitura encaminhou também, em regime de urgência, projetos para mudanças na previdência de servidores do IPMT, mas os vereadores decidiram não votá-los na sessão de hoje.
O estatuto
O estatuto da Guarda Municipal foi aprovado e estabelece o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores da segurança de Teresina bem como estabelece o código de ética da categoria.