Circula nas redes sociais, uma foto da influenciadora Deolane Bezerra tirada depois da prisão. Na imagem, a advogada aparece sem maquiagem, com o cabelo amarrado em um coque e vestida com uma roupa preta. A Dra. Deolane, como é conhecida, está presa na Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), na região metropolitana da capital, desde a última quarta-feira (4), acusada de esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
Trata-se de uma foto 3x4 de Deolane Bezerra que integra a sua ficha cadastral no Sistema Integrado de Administração Prisional de Pernambuco (Siap-PE). Ainda conforme o órgão, a influenciadora está em uma cela reservada para assegurar sua segurança.
Prisão de Deolane
Deolane e sua mãe foram presas na última quarta-feira (04 de setembro), no bairro de Boa Viagem, zona sul de Recife, em uma operação da Polícia Civil de Pernambuco que investiga um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais, como o "jogo do bicho" e o cassino online "Jogo do Tigrinho".
Ao todo foram expedidos outros 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão no Recife (PE), Campina Grande (PB), Barueri (SP), Cascavel (PR), Curitiba e Goiânia.
Além de Deolane, o empresário Darwin Henrique da Silva Filho, proprietário da Esportes da Sorte, e sua esposa, Maria Eduarda Filizola, também foram presos.
Defesa da Dra. Deolane Bezerra
O advogado Carlos André Dantas, integrante da equipe de defesa de Deolane, confirmou no sábado (7) que há um conflito de competência entre as câmaras criminais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para julgar o habeas corpus impetrado em seu nome. O impasse foi causado por um pedido anterior, feito por um advogado do Paraná, que desistiu do caso, mas ainda assim definiu a câmara competente.
“Estava aguardando no TJPE informações sobre o habeas corpus, solicitado pela equipe de advogados da família da Dra. Deolane Bezerra. Diligenciei na diretoria criminal e me informaram que houve conflito de competência entre as câmaras criminais do Tribunal, em razão da competência causada pelo primeiro HC protocolado, impetrado por um advogado estranho à equipe de advogados da Dra. Deolane, o qual pediu desistência logo após, mas, mesmo assim fixou aquela câmara como a competente para julgar o habeas corpus”, explicou Dantas.
Segundo o advogado, o pedido impetrado pela defesa da influenciadora ainda aguarda julgamento.
Fãs pedem liberdade
Desde que Deolane foi presa, na última quarta-feira (4/9), a porta da penitenciária vem recebendo diversas pessoas, fãs da influencer. Muitos levam cartazes, soltam fogos e gritam pela soltura da advogada. Algumas estão até mesmo acampando no local.
Carta aberta
Em carta divulgada nas redes sociais, Deolane afirmou estar sendo vítima de uma "grande injustiça" e que tanto ela quanto sua família são alvos de preconceito. A influenciadora também lamentou a prisão da mãe e declarou que a investigação "servirá para provar mais uma vez" que não pratica e nunca praticou crimes.
O escritório Adélia Soares Advogados, que representa a empresária e a mãe, se manifestou por meio de nota. No texto, a defesa de Deolane disse que o inquérito tramita em segredo de Justiça e que a influenciadora está à disposição para colaborar com as investigações. Também procurada, a Esportes da Sorte informou, também por nota, que "ratifica o compromisso com a verdade, com o jogo responsável e, principalmente, com o cumprimento de todos os seus deveres legais". A empresa afirmou ainda que está sem acesso aos autos do inquérito e aos motivos que levaram à ação policial.