O governador Wellington Dias afirmou nesta quinta-feira (07) que, se a taxa de ocupação de leitos de UTIs continuar aumentando no Piauí por conta do coronavírus (covid-19), será inevitável o decreto de lockdown no estado. A afirmação foi feita em seu perfil no Instagram.
“É extremamente necessário que os piauienses respeitem o isolamento social. Os índices mostram que há cada vez mais pessoas nas ruas. Já explicamos muitas vezes que o isolamento é a nossa melhor arma contra o coronavírus. O número de casos confirmados segue aumentando. Não é o momento de relaxarmos”, argumentou o chefe do executivo estadual.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Wellington Dias destacou que o Piauí ainda tem chances de evitar o colapso, para isso, as pessoas devem ficar em casa, a fim de impedir o aumento nos casos de coronavírus. Só assim, segundo ele, é possível evitar o lockdown.
- Foto: Reprodução/Instagram Publicação de Wellington Dias
“Se o número de ocupação de leitos de UTI estiver elevado, o lockdown será uma realidade. Temos chances de evitar o colapso. O sucesso vai depender da colaboração de cada um. Respeitem o trabalho dos profissionais da linha de frente. Se puder, fique em casa”, finalizou.
Taxa de ocupação
De acordo com o painel epidemiológico elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), dos 189 leitos de UTIs destinados aos casos de covid-19, 82 estão ocupados, o que representa uma taxa de 43,4%.
Conversa com Firmino
Wellington Dias já havia afirmado ao GP1 que vai dialogar com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para tratarem sobre a necessidade de decretar lockdown na capital. Ele garantiu que qualquer medida adotada terá como base orientações científicas e colegiadas com os órgãos envolvidos no plano de combate ao coronavírus no Estado.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington vai se reunir com Firmino para discutir proposta de lockdown
Covid-19: segmentos discordam de lockdown cogitado por Firmino Filho
Ver todos os comentários | 0 |