O governador Wellington Dias (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para transformar o cargo de escrivão em agente da polícia civil. A proposta deverá ser analisada primeiro nas comissões técnicas da Alepi, antes de ser levada para votação no plenário.
Em mensagem encaminhada para os deputados estaduais, o governador explicou que a divisão nas carreiras acaba impedindo que o escrivão realize determinadas atividades, o que impede até que ele melhore a sua formação como policial.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
“A unificação das carreiras atualmente divididas, permite que o agente tenha uma maior qualificação no seu ingresso e na sua formação policial, tornando-o apto a desenvolver atividades policiais pertinentes à investigação burocrático-cartorárias, o que repercute positivamente em todo o aparelho policial na medida em que propicia maior racionalidade à atividade investigativa da polícia judiciária, sem prejuízo remuneratório aos servidores, nem ônus para os cofres públicos”, disse.
O pedido de mudança acontece próximo a divulgação do edital do concurso da Polícia Civil do Piauí, que será lançado na quinta-feira (5). Serão ofertadas 350 vagas, sendo 50 para o cargo de perito, 50 vagas para delegado e 250 para agente.
Ver todos os comentários | 0 |