Fechar
GP1

Eleições 2020

Veja como justificar a ausência nas eleições deste ano em todo o Brasil

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo pode ser feito, em qualquer seção eleitoral.

O 1º turno das eleições municipais deste teve início neste domingo (15) e quem não comparecer às urnas precisa justificar o motivo da ausência, pois, o comparecimento do eleitor é essencial para o mantimento de alguns direitos civis.

Este ano, por conta da pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, o procedimento de justificativa poderá ser feito também por meio do aplicativo e-Título (que pode substituir a versão física do título de eleitor).


Baixe o aplicativo na App Store aqui.

Baixe o aplicativo na Google Play aqui.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo pode ser feito, em qualquer seção eleitoral.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se ele deixou de votar no 1º e no 2º turno, terá que justificar a ausência em ambos, separadamente. Ainda segundo o TSE, o prazo para justificar a ausência no primeiro turno vai até o dia 14 de janeiro e para justificar o segundo, até 28 de janeiro.

No dia da eleição, a ausência poderá ser justificada no mesmo dia pelo sistema de georreferenciamento dos aparelhos celulares, apenas durante o horário da votação. Por ele, é possível confirmar se a pessoa está de fato fora do seu domicílio eleitoral.

As outras formas de justificar a ausência no dia da votação continuam válidas. O eleitor pode comparecer a qualquer seção eleitoral da sua cidade e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Também é possível utilizar o sistema justifica no site do TSE.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.