Nessa segunda-feira (4), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado Themístocles Filho (MDB), fez a abertura do ano legislativo. Ele disse acreditar que esse será um ano de entendimento entre o governo e o legislativo.
Nesse retorno das atividades, a reforma administrativa que será encaminhada pelo governador Wellington Dias (PT) será prioridade. Ela deve ser encaminhada ainda nesse mês. O governo pretende fazer reduções e fusões de secretarias e coordenadorias para cortar gastos de até R$ 300 milhões neste ano de 2019.
- Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles Filho
Themístocles acredita que a proposta será analisada e votada rapidamente nas comissões técnicas. “Tem o prazo legal para passar nas comissões, mas acredito que não vai demorar muito”, destacou.
Questionado sobre esse ano legislativo, o parlamentar afirmou que será “um ano do entendimento, do diálogo, isso deve acontecer a nível estadual e federal. Acima de todos os interesses está o do Estado do Piauí”.
Antes de votarem qualquer projeto, os deputados precisam formar as comissões técnicas, que são as responsáveis pela análise dos projetos. Muitos partidos se unem, formando blocos, com o objetivo de conseguirem mais espaços nessas comissões, principalmente o comando delas. Themístocles destacou que os espaços serão definidos de acordo com a representatividade dos partidos ou dos blocos que vão ser formados. Ele destacou que a escolha será “proporcional, é questão matemática”.
Evento em Brasília
Na sexta-feira (1), Themístocles foi para Brasília prestigiar o filho Marcos Aurélio Sampaio, que foi empossado como deputado federal. Ele aproveitou e no sábado (2) participou de uma festa em comemoração à vitória de Davi Alcolumbre (DEM), que foi eleito presidente do Senado Federal.
“Eu dei um abraço nele. Eu fui convidado pelo Henrique Pires e Elmano Férrer para jantar com ele na residência oficial, fui dar um abraço, achei um cidadão simpático”, disse o parlamentar.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Elmano e Themístocles comemoram vitória de Davi Alcolumbre no Senado
Wellington Dias quer rapidez em comissões para votação da reforma
Mádison diz que Alepi aprovará ajustes da reforma administrativa
Ver todos os comentários | 0 |