Um detento da Cadeia Pública de Altos, cuja identidade não foi revelada, está internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), com suspeita de coronavírus (covid-19). O GP1 conversou na tarde deste domingo (10) com a advogada Lina Brandão, responsável pela defesa do rapaz, que prestou maiores informações sobre o caso.
De acordo com Lina Brandão, ele deu entrada no HUT na última quarta-feira (06), a princípio com sintomas aparentes da síndrome de Guillain Barré, doença inflamatória que ataca o sistema nervoso. A partir de então, começaram a surgir os sintomas da covid-19.
“Ele ainda permanece internado, fez um exame para covid-19, mas foi aquele teste rápido, que deu falso negativo. Então repetiram na manhã de ontem o exame para covid-19 e ele está na UTI respiratória do HUT”, afirmou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Advogada Lina Brandão
De acordo com a advogada, o principal sintoma apresentado pelo paciente é a dispneia (falta de ar). Ele teve uma leve melhora e não está mais entubado. “Ele está com dispneia, mas ontem à noite teve uma melhora. Ele estava com os rins comprometidos, os rins melhoraram, mas permanece na UTI, não está mais entubado”, informou.
O resultado do exame, que deve atestar ou não a doença, sai em até cinco dias, como explica Lina Brandão. “Ele vai permanecer lá até o resultado dos exames, tanto esse de covid, como outros exames, que acho que saem em no máximo cinco dias”, colocou.
Alerta
Para a advogada, esse caso suspeito de coronavírus acende um sinal de alerta em relação ao sistema prisional do Piauí. “Com certeza [é um sinal de alerta], porque ele teve contato com outros detentos, mas, de acordo com a Secretaria de Justiça, esses detentos foram isolados e também fizeram teste para covid-19”, concluiu.
Infecção de 48 detentos
Na última quinta-feira (07) a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) havia informado que 48 detentos da Cadeia Pública de Altos foram acometidos por uma infecção desconhecida. Por precaução, foram coletadas amostras para a realização de testes de covid-19.
O que diz a Sejus
Procurada pelo GP1, a Sejus informou, por meio de nota, que até o momento não recebeu resultados de testes de covid-19 realizados nos detentos da Cadeia Pública de Altos.
Leia a nota:
A Secretaria de Estado da Justiça informa que até o momento não recebeu nenhum resultado de teste positivo para Covid-19 oriundo dos detentos da Cadeia Pública de Altos.
Ver todos os comentários | 0 |