Foi realizado, na noite deste sábado (26), no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade, na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), o velório do ex-deputado estadual e ex-secretário de Segurança Pública, Juarez Piauhyense de Freitas Tapety. Ele morreu aos 87 anos, no Hospital Unimed, localizado no bairro Primavera, zona norte de Teresina.
O corpo chegou à Casa Legislativa por volta das 18 horas, houve uma celebração e por volta das 20h30 o corpo deixou a Assembleia e seguiu para Oeiras, onde será enterrado, neste domingo (27).
Vários políticos e autoridades passaram para prestar as últimas homenagens ao ex-deputado como os deputados Themístocles Filho, Hélio Isaías, Assis Carvalho, Zé Santana a governadora em exercício Regina Sousa, Henrique Pires, desembargador Edvaldo Marques, dentre outros.
O presidente da Assembleia, Themístocles Filho, da atuação do ex-deputado: “Juarez foi prefeito de Oeiras, foi deputado estadual, secretário de segurança e teve a oportunidade de ajudar o Piauí e fez. E como todo mundo em algum momento é chamado, mas ele contribuiu para o nosso Estado”, elogiou.
O desembargador Edvaldo Moura esteve no velório e lamentou a morte do ex-deputado: “Eu quero dizer que ele deixa uma lacuna muito grande. Estive há mais ou menos 1 ano com ele, na casa dele, fui comer um bolo com um suco de laranja, e ele sempre brincalhão. Estou muito sentido, consternado com a morte dessa grande figura da política desse Estado”, afirmou.
Muito emocionada, Vanessa Tapety, neta de Juarez e ex-candidata a vice-govenadora na chapa de Dr. pessoa, destacou a personalidade de seu avô: "Avó exemplar, deixa um legado de honestidade, um homem de caráter. Agradeço aos amigos que vieram prestar solidariedade", declarou.
O deputado João Mádison lembrou de quando trabalho com Juarez Neto e agradeceu os ensinamentos que ele teve com o político: “Quando cheguei em Teresina eu fui trabalhar com o Juarez na Secretaria de Segurança e lá aprendi muito, não só a parte administrativa como a política e hoje esses louros que eu tenho como deputado, que estou indo para o quinto mandato, eu divido com ele que foi quem nos ensinou a fazer política, a trabalhar sempre olhando para o mais pobre”, disse.
“O Juarez Tapety era um exemplo de pessoa, de pai, de oeirense, e cidadão dedicado ao estado do Piauí, todas as funções que ele teve oportunidade de exercer aqui no Piauí como vereador de Oeiras, prefeito de Oeiras, como deputado estadual e também como secretário de estado deixou o seu trabalho e sua marca com muita honradez, é aquela pessoa que nos orgulha muito de ter tido a oportunidade de conviver com ele”, asseverou o deputado Hélio Isaías.
Juarez Tapety estava internado há 50 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), depois de várias passagens pelo hospital em virtude de um problema renal, que afetava sua saúde.
Além do ex-deputado Mauro Tapety, Juarez Tapety deixa mais cinco filhos, um homem e quatro mulheres.
Perfil
Juarez Piauhyense de Freitas Tapety era advogado, nasceu em 31 de janeiro de 1931, na cidade de Oeiras, e era casado com Alzira Reis de Freitas Tapety.
Juarez foi vereador de Oeiras no período de 1959 a 1963, também foi prefeito do município por dois mandatos 1963-1967 e 1971-1973, além de ter assumido três mandatos como deputado estadual 1967-1971, 1975-1991, 1992-1995. Ele também comandou a secretaria estadual de Segurança Pública.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Parlamentares do Piauí lamentam morte do ex-deputado Juarez Tapety
Fernando Said lamenta morte do ex-deputado Juarez Tapety
Ex-deputado Juarez Tapety morre aos 87 anos em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |