O Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), emitiu uma carta aberta à população teresinense, nesta terça-feira (30), se mostrando favorável ao plano de retomada das atividades econômicas na capital, que estão suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A proposta foi apresentada pelo prefeito Firmino Filho nesta segunda-feira (29).
A carta foi assinada por diversos especialistas da área da saúde, dentre eles, a médica Amariles Borba. “O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) manifesta-se favoravelmente ao início da primeira etapa do planejamento de reabertura econômica”, diz um trecho.
Ao aprovar a proposta da Prefeitura, o Comitê levou em consideração alguns critérios, como o índice de transmissibilidade do vírus, a quantidade de casos confirmados e de óbitos pela doença, a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, dentre outras observações.
O Comitê ressaltou que, no entanto, é preciso manter a vigilância quanto a situação da pandemia na capital. “É necessário que a população reforce as medidas de distanciamento social, quarentena, higiene pessoal e do ambiente, uso de máscaras e todos os demais cuidados relacionados à prevenção da infecção pelo novo coronavírus”, consta na carta.
Para o COE, a colaboração da população é fundamental para que a reabertura das atividades se concretize conforme o previsto. “O momento exige responsabilidade. A colaboração da população é fundamental para que a reabertura das atividades econômicas seja viabilizada de forma segura, sem retorno de aumento de casos e óbitos que obrigue retrocesso indesejável nas medidas de flexibilização adotadas”, finaliza o texto.
Leia a carta aberta aqui.
O plano de reabertura
Nesta segunda-feira (29) o prefeito Firmino Filho apresentou o plano de retomada gradual das atividades econômicas em Teresina. Os primeiros setores vão reabrir a partir da próxima segunda-feira, 06 de julho.
O plano apresenta a reabertura em três fases, atualizadas a cada 14 dias. Se tudo sair como o previsto, as atividades serão retomadas totalmente no dia 17 de agosto.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Veja setores da economia que vão reabrir a partir de 06 de julho em Teresina
Firmino Filho mantém aulas da rede municipal suspensas até 31 de julho
Firmino Filho vai fechar novamente os supermercados no fim de semana
Ver todos os comentários | 0 |