O delegado Otony Nogueira deu início à investigação após o registro de um boletim de ocorrência registrado pelo motorista do prefeito Airton Veloso (PT).
O CRM-PI recebeu a denúncia e foi até a cidade onde verificou que a médica havia sido contratada para atuar na UBS, mesmo sem registro obrigatório no conselho.
No dia 29 de maio, o procurador do Ministério Público de Contas, José Araújo Pinheiro Júnior, apresentou parecer se manifestando pela reprovação das contas de gestão e de governo.
Apesar das falhas encontradas, os conselheiros entenderam que o prefeito conseguiu apresentar justificativas sobre a maioria das irregularidades e que elas não ensejavam a reprovação das cont
A denúncia foi autuada em 17 de março de 2016 e distribuída a 2ª Câmara Especializada Criminal. O desembargador José Francisco do Nascimento foi sorteado e vai relatar a ação.
Para Danilo Carlos se for comprovada qualquer irregularidade nesse sentido, o prefeito poderá ser responsabilizado por ato de improbidade administrativa.