Um adolescente brasileiro de 15 anos, identificado como Ali Kamal Abdallah, morreu em um bombardeio no Vale do Bekaa, no Líbano, durante ataques aéreos israelenses, conforme informou o Itamaraty nesta quinta-feira (26). O pai do jovem, de nacionalidade paraguaia, também foi vítima do ataque. Segundo o comunicado, os dois foram atingidos enquanto cuidavam de um pequeno negócio familiar de produtos de limpeza.
A família de Ali Kamal vivia em Foz do Iguaçu (PR) antes de retornar ao Líbano há cerca de quatro anos. O Itamaraty destacou que a Embaixada do Brasil em Beirute está prestando assistência aos familiares, incluindo o irmão de 16 anos, que também ficou ferido no ataque. A irmã do jovem, Hanan Abdallah, informou que o irmão ferido e outra irmã, que não estava no local, estão a caminho do Brasil.
Os bombardeios israelenses no Líbano, iniciados na segunda-feira (23), já deixaram mais de 600 mortos em todo o país, segundo dados das Nações Unidas. Cerca de 90.000 pessoas foram forçadas a abandonar suas casas, principalmente no sul do Líbano, região próxima à fronteira com Israel, fugindo do conflito entre o exército israelense e o Hezbollah.
A escalada da violência teve início após explosões de dispositivos eletrônicos utilizados pelo Hezbollah na semana anterior, que resultaram em pelo menos 39 mortos e mais de 2 mil feridos. Desde então, o Líbano enfrenta uma campanha de bombardeios intensos que atingem tanto áreas civis quanto alvos militares.
Em nota, o governo brasileiro condenou os ataques aéreos israelenses, reafirmando seu apelo para que as hostilidades cessem imediatamente e expressando solidariedade às famílias das vítimas. A comunidade internacional também acompanha com preocupação a intensificação do conflito na região.
Confira na íntegra a nota divulgada pelo Itamaraty
O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, da morte, no Vale do Bekaa, Líbano, do adolescente brasileiro Ali Kamal Abdallah, de 15 anos de idade, natural de Foz do Iguaçu. O menor e seu pai, de nacionalidade paraguaia, foram atingidos por explosão como resultado dos intensos bombardeios aéreos israelenses na região, na segunda-feira. A Embaixada do Brasil em Beirute está prestando assistência aos familiares do menor. O pai do adolescente também faleceu como resultado da explosão.
Ao solidarizar-se com a família, o governo brasileiro reitera sua condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis densamente povoadas no Líbano e renova seu apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades.
Ver todos os comentários | 0 |