A China registrou o dia mais quente da história do país no último domingo (16). Segundo a Administração Meteorológica do país, os termômetros da cidade de Sanbao, localizada no noroeste da China, registraram um recorde nacional de 52,2 °C. A maior temperatura já registrada havia sido em julho de 2017, com 50,6 °C.
As autoridades locais pediram para que a população fique em casa e houve até água sendo borrifada nas principais estradas chinesas. A cidade que fica nos arredores de Sanbao, Turpan, chegou a registrar 80°C na superfície do solo. Os recordes aconteceram no mesmo dia em que o representante dos Estados Unidos, John Kerry, foi enviado ao país para discutir as mudanças climáticas.
As altas temperaturas prolongadas na China estão ameaçando as plantações e a rede elétrica do país. Existe uma preocupação de que a seca mais severa em 60 anos, que foi registrada ano passado, se repita neste ano. Na Europa, estima-se que uma segunda onda de calor chegue ao continente em duas semanas.
Os cientistas afirmam que a meta de manter o aquecimento global dentro dos 1,5 °C está fugindo do alcance, visto que, as crises globais estão acontecendo por todas as partes. Nas últimas semanas boa parte da população dos Estados Unidos está vivendo sob alerta de calor extremo no país.
Ver todos os comentários | 0 |