Em 2021, o youtuber mexicano Alan Estrada realizou a experiência radical de visitar o Titanic, através do submarino Titan. Esse veículo subaquático foi o mesmo que desapareceu com cinco integrantes no começo da semana, depois de partir da base de Newfoundland, no Canadá.
Em entrevista para a BBC News, o influencer afirmou que tinha conhecimento que a viagem seria perigosa. “Todas as pessoas que fizeram aquela expedição tinham plena consciência dos riscos que corríamos. Mas nunca me senti inseguro. Eu tinha plena consciência dos riscos e sabia que se algo acontecesse, se houvesse uma falha naquelas profundezas e o submersível implodisse, provavelmente nem perceberíamos”, disse Estrada, que saiu ileso da experiência.
O mexicano pagou U$125 mil (aproximadamente R$ 600 mil) para embarcar no Titan em julho de 2021, chegando a assinar um documento em que assumiria responsabilidade diante de quaisquer problemas que a viagem poderia oferecer, inclusive a morte. Nessa situação, a viagem não pôde ser desfrutada em sua completude, já que problemas técnicos obrigaram a tripulação a voltar.
O submarino desce quatro mil metros de profundidade e a viagem ultrapassa oito horas de duração, sendo duas horas para descer, duas para subir e quatro horas de observação. O influencer relatou que chegou a comandar o Titan durante a viagem submarina. “Só há comandos para trás, para frente, para cima e para baixo, e você pode virar a embarcação. É muito fácil de manusear. O que é complexo são os sistemas de comunicação e navegação para chegar aos restos do Titanic naquela escuridão”, concluiu Alan Estrela.
Ver todos os comentários | 0 |