Fechar
GP1

Mundo

Casa Branca diz que China tem base de espionagem em Cuba

A ação faz parte dos esforços de Pequim para expandir os serviços de inteligência em todo o mundo.

A Casa Branca anunciou que a China tem utilizado Cuba como uma base de espionagem desde pelo menos 2019. Segundo o Governo dos Estados Unidos, essa ação faz parte dos esforços de Pequim para expandir seus serviços de inteligência em todo o mundo.

Recentemente, o Wall Street Journal divulgou uma reportagem revelando um acordo entre China e Cuba para a construção de uma base de espionagem na ilha. Inicialmente, a Casa Branca declarou que o relatório era impreciso. No entanto, ela afirmou que esse é um problema contínuo e não uma novidade, acrescentando que o acordo mencionado no relatório não está em conformidade com o entendimento dos Estados Unidos.


Em seu comunicado, a Casa Branca ressaltou que o presidente Joe Biden foi informado, ao assumir a Presidência em janeiro de 2021, sobre os esforços da China para expandir sua presença militar e de inteligência global. O texto afirma que "a República Popular da China realizou uma atualização de suas instalações de coleta de inteligência em Cuba em 2019", ressaltando que esse fato está bem documentado no registro de inteligência.

Essas informações destacam a preocupação dos Estados Unidos em relação às atividades de espionagem da China e sua influência crescente em Cuba. A questão da espionagem se tornou um problema contínuo e exige uma atenção constante por parte das autoridades norte-americanas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.