Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não irão se encontrar durante a cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão. A reunião entre os líderes estava marcada para este domingo (21).
De acordo com informações de fontes próximas, uma sala chegou a ser montada para o encontro, que acabou sendo cancelado. O governo brasileiro informou que o cancelamento foi consequência de uma “incompatibilidade de agendas”.
Ao responder para jornalistas se tinha ficado desapontado em não conseguir se reunir reservadamente com Lula, Zelensky sorriu e foi irônico: “eu acho que ele ficou desapontado”, disse o ucraniano.
O encontro foi pedido oficialmente pela diplomacia ucraniana na sexta-feira (19), mas a equipe de Lula hesitou. A resposta da delegação brasileira só foi concedida neste domingo, quando tentou marcar horários para hoje.
Mesmo assim, Lula e Zelensky se encontraram em uma reunião com outros chefes de Estado, na qual o presidente brasileiro condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia. O objetivo de Zelensky ao pedir uma conversa com Lula era convencer o brasileiro a apoiar o seu plano de paz, que exige a retirada total da Rússia de seu território.
Ver todos os comentários | 0 |