O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) recebeu neste sábado (01), o novo país que irá presidir o Conselho, a Rússia. A mudança da presidência acontece duas semanas após o Tribunal Penal Internacional, conhecido como Tribunal de Haia, pedir a prisão do presidente russo Vladimir Putin.
A decisão foi veementemente criticada pelas lideranças ucranianas, considerada completamente absurda, especialmente, pelo fato de que a principal função do CSNU é garantir a paz internacional, além de implementar meios de punições aos países que ferem os direitos humanos.
O representante da Ucrânia na Organização das Nações Unidas (ONU), Sergiy Kyslytsya, lamentou que isso não passa de uma pegadinha de 1 de abril. “Você consegue imaginar tais déspotas sedentos de sangue como: Adolf Hitler; Sadam Hussein; ou Pol Pot presidindo o Conselho de Segurança da ONU, encarregado de preservar a paz e a harmonia global? Esta não é uma pegadinha de primeiro de abril”, declarou através das redes sociais.
Atualmente 15 países integram o CNSU, são eles: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos (membros permanentes), Equador, Japão, Malta, Moçambique e Suíça (recém-eleitos), Albânia, Brasil, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos. A cada mês, a presidência do Conselho é assumida por um país-integrante, seguindo ordem alfabética.
Ver todos os comentários | 0 |