Terremotos atingiram cinco países da América Latina e um território da América do Norte nesse sábado (18). Os tremores foram registrados, até o momento, na Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além do México na América do Norte.
O tremor mais intenso foi registrado no Peru. De acordo com o Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0. O epicentro foi em Tumbes, na região norte do país. De acordo com o Ministério da Saúde uma criança morreu, mas até o momento não há notícias sobre vítimas e feridos. Um dia antes, o Peru já havia registrado dois tremores.
En Tumbes, la ministra Rosa Gutiérrez lamentó el fallecimiento de la menor, tras el sismo en la región. "Perdió la vida a causa de un traumatismo encefalocraneano severo. El Minsa va a cubrir, a través del @SISPeruOficial, lo que se necesita para darle cristiana sepultura." pic.twitter.com/qZD1UIzgJU
— Ministerio de Salud (@Minsa_Peru) March 18, 2023
Así se vivió en tumbes Dios mío #Tumbes #piura #Piura #zarumilla pic.twitter.com/bH20nSjBHe
— Danitza Dios Rodriguez (@danitza_dios) March 18, 2023
Mortes no Equador
No Equador, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a costa do país. Seu epicentro foi a cerca de 30 quilômetros do município de Balao, Província de Guayas. Também foram registrados outros dois abalos em cidades da região de Guayaquil. As autoridades equatorianas confirmam a morte de 14 pessoas, e o número de feridos passa de 120. As vítimas se concentram nas províncias de El Oro e Azuzay.
???? | SISMO EN ECUADOR:
— ???????????????????????????????????????? ???????????????????????????? ???????????? 1.3k (@GNBFalcon_CVC) March 19, 2023
????13 fallecidos
????160 heridos
????10 viviendas destruidas y 60 afectadas
????17 unidades educativas afectadas
????31 centros de salud afectados
????1 puente destruido pic.twitter.com/QsixcA9gTj
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou a instalação de um comitê de emergência. “Estamos realizando a avaliação dos prejuízos gerados pelo sismo”, escreveu em seu perfil no Twitter.
Estamos realizando la evaluación de las afectaciones dadas por el sismo. Las instituciones se activaron de manera inmediata y equipos de contingencia se están movilizando para brindar todo su apoyo a quienes se han visto afectados. https://t.co/QPeJn80YZK
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) March 18, 2023
Outros países também registraram tremores
Nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica identificou dois tremores em Mendoza, de magnitude 5,0, e em Catamarca, de 3,0, ambos na Argentina. No mesmo período, pelo menos seis ocorrências de tremores foram registradas no Chile. O mais forte deles foi observado em Arica (magnitude 4,0), no extremo norte do país.
Ao norte, o México, há o registro de pelo menos 18 tremores, informou o Serviço Sismológico Nacional mexicano. O epicentro do mais forte deles (magnitude 4,3) foi identificado a cerca de 150 quilômetros de San Jose Del Cabo, na costa oeste do país.
De acordo com o Serviço Geológico Colombiano, o país registrou quatro tremores nas últimas 24h. O mais intenso aconteceu na região de Zapatoca, nordeste do país, com magnitude 3.2.
Círculo de Fogo do Pacífico
???????? Momento em que terremoto de magnitude 6.9 atinge o Equador. pic.twitter.com/7Chk2heUpi
— Prof Danuzio Neto | OSINT Geopolítica Atualidades (@danuzioneto) March 18, 2023
Todos esses países integram o Círculo de Fogo do Pacífico, uma grande área de 40 mil km em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico. Ao longo dele, são pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos — cerca de 90% de todos os tremores registrados no mundo ocorrem dentro dele.
Ver todos os comentários | 0 |